sexta-feira - 14/11/2025
Prefeitura de Mossoró realiza blitz educativa para conscientização contra a dengue
Por: Edinaldo Moreno
A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na manhã desta sexta-feira (14), blitz educativa voltada à conscientização e combate ao mosquito Aedes aegypti, disseminador da dengue. A ação foi coordenada pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) e realizada na Praça Rodolfo Fernandes, mais conhecida como Praça do Pax.
A atividade faz parte de um conjunto de ações que vem sendo realizadas no município. A primeira delas foi a vacinação contra a dengue, no sábado passado, A blitz educativa contou com a distribuição de panfletos e orientações às pessoas que transitavam pela rua Coronel Gurgel, reiterando a importância da temática e lembrar que os cuidados devem ser rotineiros.
Coordenador de endemias da UVZ, Sandro Elias destacou o trabalho realizado pela Prefeitura de Mossoró no combate ao mosquito transmissor da doença. Ele contou que a Secretaria de Saúde intensificará as ações de combate a dengue neste período. “A Secretaria de Saúde faz esse trabalho de combate à doença e conscientização da população sobre os riscos da dengue. Neste período intensificamos esse trabalho porque estamos nos aproximando do período chuvoso e até o mês de junho devemos ficar atentos e redobrarmos a atenção neste sentido”.
A ação também será levada às escolas da Rede Municipal de Ensino nos próximos dias. Outra ferramenta disponível à população é o "Disque Dengue". O serviço serve para que a população possa esclarecer dúvidas e buscar informações acerca das arboviroses, bem como realizar denúncias. Os números do “Disque Dengue” são os seguintes: (84) 2140-0753, telefone fixo; e ainda o número de WhatsApp (84) 98849-4027.
O Ministério da Saúde alerta que a dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada. Todo cidadão ou cidadã que apresentar febre entre 39 °C a 40 °C de início repentino e pelo menos duas das seguintes manifestações - dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde, a fim de obter tratamento oportuno.
Orientações gerais:
– Tampe os tonéis e caixas d’água;
– Mantenha as calhas sempre limpas;
– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
– Mantenha lixeiras bem tampadas;
– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
– Retire água acumulada na área de serviço, do recipiente de degelo de geladeiras e de trás da máquina de lavar roupa;
– Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;
– Limpe ralos e canaletas externas;
– Mantenha a atenção em bromélias, babosas e outras plantas que podem acumular água;
– Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
– Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.