segunda-feira - 27/11/2023

Prefeitura de Mossoró realiza ação da campanha “Novembro Azul” na Cobal

Por: Thiago Braga

A Central de Abastecimento Prefeito Raimundo Soares (Cobal) recebeu na manhã desta segunda-feira (27) ações e serviços de saúde da campanha “Novembro Azul”. Equipes da Prefeitura de Mossoró e seus parceiros mobilizaram o público masculino na prevenção do câncer de próstata e autocuidado.

No mercado público, a Secretaria Municipal de Saúde realizou um trabalho de busca ativa dos trabalhadores para participação na ação. Além disso, as equipes orientaram o público para a prevenção de doenças. Foram ofertados serviços como: vacinação, verificação de pressão arterial, testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis, testes de glicemia, verificação de Índice de Massa Corpórea (IMC), entre outros.

“Estamos com esse momento muito importante trazendo vários serviços aos homens que aqui trabalham, porque a gente realmente precisa estar levando os serviços para eles. Dados comprovam que eles procuram bem menos as unidades básicas de saúde que as mulheres e o índice de câncer de próstata, tanto no Brasil como em Mossoró, ainda é muito alto e a gente precisa reduzi-lo. E nada melhor do que a gente trabalhar a promoção à saúde. Precisamos estar trabalhando em educação e saúde, orientando em outros aspectos que não sejam só ligados à próstata em si, mas à saúde do homem como todo”, detalhou Suiann Costa, coordenadora da Saúde do Homem do município.

Francisco Pedro, comerciante.

Na Cobal, um bom número de homens aderiu às ações de saúde e bem-estar. “É bom porque tem que ter muito cuidado com a nossa saúde. É necessário isso. Acho isso bom demais. Sempre estou por aqui e aproveitei para participar da ação logo que vi o movimento. Fiz minha parte e já cuidei da minha saúde”, disse o comerciante Francisco Pedro.

O comerciante Antônio Mendes também aprovou o trabalho realizado pela Prefeitura de Mossoró em parceria com universidades. “É muito importante para todos nós que somos homens ter uma prevenção e serviços de saúde. É necessário verificar como está a nossa a saúde. Acho muito legal esse programa de saúde. É algo importante para todos não só para mim. Inclusive, na consulta, o médico passou um encaminhamento”, contou.

Antônio das Chagas Alves, aposentado.

“Estou achando ótima essa ação, pois estávamos precisando disso aqui mesmo. É bom saber que tem quem olhe para a Cobal realizando uma ação assim. Aprovo essa iniciativa com certeza”, declarou o aposentado Antônio das Chagas Alves.

A ação também visa despertar na população a importância de hábitos saudáveis, destacando a doação da alimentação adequada, prevenindo doenças e elevando a qualidade de vida. “Temos uma população que é extremamente vulnerável, que trabalha desde cedo e às vezes não tem tempo de procurar o serviço de saúde. Então, nós trazemos o serviço de saúde até essa população para receber o básico. Recentemente o Instituto Nacional do Câncer (INCA) lançou uma pesquisa onde associava que fatores como a alimentação inadequada ao longo da vida era preditiva para o desenvolvimento de pelo menos 13 tipos de cânceres. Por isso, uma ação como essa é extremamente fundamental, promovendo orientação para uma alimentação saudável”, explicou Lunda Mezaab, coordenadora de Nutrição e Alimentação do município.

Suiann Costa, coordenadora da Saúde do Homem do município.

“Estamos com atendimento médico que é muito importante. E daqui fazemos encaminhamentos para as unidades básicas de saúde para a realização do exame de PSA, como também das outras ultrassonografias masculinas. É um trabalho maravilhoso com vários parceiros que a gente tem aqui com as universidades e outras secretarias municipais. Parcerias importantes para alcançar um objetivo maior que é qualificar os serviços e facilitar o acesso”, concluiu Suiann Costa.