sexta-feira - 18/11/2022

Prefeitura de Mossoró realiza ação alusiva ao "Novembro Azul" na Cobal e no Vuco-Vuco

Por: Edinaldo Moreno

Em mais uma ação alusiva ao “Novembro Azul”, campanha que promove a conscientização sobre cuidados com a saúde masculina, a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o SEST-SENAT, realizou uma atividade na Central de Abastecimento, mais conhecida como Cobal, e no mercado do Vuco-Vuco direcionada à saúde do homem.

Houve atendimentos de fisioterapeutas, nutricionistas, médicos, além da realização de testes rápidos, marcação de exame, aferição de pressão, teste de glicemia. “O homem que veio aqui na ação teve todo o atendimento completo, do médico à aferição de pressão. Estamos aqui com a equipe completa para realizar o melhor atendimento a esses homens que muitas vezes não podem sair do seu estabelecimento de trabalho para procurar uma Unidade Básica de Saúde”, disse Katiana Aquino, diretora da Atenção Básica da SMS.

Os homens que participaram da ação destacaram o atendimento e também a importância de cuidar da saúde. “É muito bom para a saúde da gente. Verifiquei minha pressão e passei também pelos outros atendimentos da ação. Eu tomo medicamento de pressão e aproveitei a oportunidade e verifiquei como está minha saúde”, falou Paulo Freire, morador do bairro Bom Jardim.

“Vim aqui verificar minha pressão e também participar de toda a ação. É muito importante a gente cuidar da saúde. Fui muito bem atendido pelo pessoal e gostei muito. Sempre devemos estar atentos à nossa saúde”, explicou o motorista Raimundo Nonato, também morador do bairro Bom Jardim.

“Verifiquei a pressão, depois a glicose e passei também por outros pontos aqui da ação. Estou muito satisfeito de participar. A ação está muito boa. É importante que tenhamos mais ações para a saúde do homem. Nós humanos precisamos sempre cuidarmos da saúde. Todos estão de parabéns pela ação”, Franklin Arlan, comerciante e morador do conjunto Odete Rosado.

Coordenadora da Atenção Integral à Saúde da Mulher e do Homem, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Suiann Costa ressalta que a temática é trabalhada pelo Município durante todo o ano e intensificada durante o mês de novembro.

“Lembramos à população que trabalhamos com esse tema durante o ano e intensificamos justamente em novembro por conta da campanha. Novembro é um mês que justamente chama a atenção para a saúde da população masculina”.