terça-feira - 08/10/2024

Prefeitura de Mossoró realiza abertura da campanha "Outubro Rosa"

As ações do movimento seguem durante o mês nos equipamentos públicos do Município.

Por: Thiago Braga

Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM) Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

Na manhã desta terça-feira (8), a Prefeitura de Mossoró realizou a abertura da campanha "Outubro Rosa". A solenidade de abertura da programação aconteceu no auditório do Centro Administrativo da Cidadania Pref. Alcides Belo, no bairro Aeroporto.

"Um toque que realiza prevenção" é o tema da campanha neste ano que visa despertar nas mulheres a conscientização para a prevenção e combate ao câncer de mama. A Secretaria Municipal de Saúde busca incentivar às mulheres ao autoconhecimento do corpo e realização de exames preventivos.

"Esse mês do 'Outubro Rosa', intensificamos os exames preventivos, as mamografias e outros exames voltados para a saúde da mulher. Vamos mobilizar todas as 47 unidades básicas de saúde, com profissionais voltados a conscientizar essas mulheres para realizarem esses exames. Elas precisam se cuidar. Reforçamos as orientações para que elas possam ter mais saúde e qualidade de vida", destacou Aryadna Teixeira, diretora de Atenção Primária à Saúde do município.

Na abertura da programação da campanha "Outubro Rosa", profissionais da rede municipal de saúde participaram de palestra ministrada pela médica mastologista Carolina Coelho Nogueira. "O câncer de mama, quando detectado nas suas fases iniciais, em grande parte dos casos, a gente vê aumento da possibilidade de tratamento menos agressivo, com taxas de sucesso mais satisfatório. Um alerta também para todas as mulheres, independente da idade, elas devem ser estimuladas a conhecer seu próprio corpo, para saber se tem alguma coisa diferente. A própria mulher que se descobre pelos toques na mama busca a análise na Atenção Primária que é por lá que tudo começa, o tratamento e o diagnóstico. Então é bem interessante que todas as mulheres se conheçam, se toquem, independente da idade", frisou Lindinete Saturno, gerente de Políticas Públicas da Saúde.

As ações e atividades do movimento seguem pelos próximos dias do mês nos equipamentos públicos da Prefeitura de Mossoró.