sexta-feira - 01/12/2023

Prefeitura de Mossoró realiza abertura da campanha "Dezembro Vermelho"

Por: Thiago Braga

Na manhã desta sexta-feira (1°), Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Prefeitura de Mossoró iniciou a programação da campanha “Dezembro Vermelho”. A solenidade de abertura do movimento aconteceu no auditório do Centro Administrativo da Cidadania Pref. Alcides Belo e reuniu profissionais da saúde.

O mês temático denominado “Dezembro Vermelho” é composto por um conjunto de atividades e mobilizações para o enfrentamento ao HIV/Aids e demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A campanha objetiva chamar a atenção da sociedade para a prevenção, assistência, proteção e direitos das pessoas com o HIV.

“Hoje a gente está realizando a abertura do mês ‘Dezembro Vermelho’, que é a campanha instituída no Brasil pelo Ministério da Saúde, visando a conscientização, prevenção e combate ao HIV e Aids. Aqui em Mossoró a gente vai intensificar essas ações. Além das unidades básicas de saúde, vamos às praças, vamos nas escolas realizar trabalhos educativos com o público jovem e educadores para passar orientações e conscientização”, disse Joyce Hayanny, coordenadora do Programa IST/Aids e Hepatites Virais do município.

A Aids é uma doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). O uso do preservativo (masculino ou feminino) nas relações sexuais é o método mais eficaz para evitar a transmissão das ISTs, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C.

“O HIV é um vírus que continua muito presente no nosso meio. As pessoas acham que ele já desapareceu, ou que é muito pouco, que não existe. Mas é uma doença que ainda envolve muito preconceito. Por isso, muitos pacientes não dizem que têm o vírus. A população em geral acaba esquecendo a existência dele. A campanha é importante para relembrar. Lembrar às pessoas, à população em geral, que é um vírus presente e que precisamos manter a vigilância, manter as prevenções todas e fazer sexo seguro. É importante fazer sexo, faz parte da nossa vida, da nossa saúde mental, mas é importante que ele seja feito de forma segura”, ressaltou a médica infectologista Mirna Gurjão.

A enfermeira Patrícia Helena evidenciou a importância de a população buscar os serviços de saúde disponíveis na rede pública como forma de prevenção e promoção de vida saudável e segura para si e para toda coletividade. “A campanha ‘Dezembro Vermelho’ serve realmente como um alerta para dizer que a Aids está presente sim na nossa realidade, no nosso meio, na nossa cidade, no Brasil e no mundo. É um tema que serve realmente para alertar as pessoas a buscarem nas UBSs o teste rápido. É preciso dizer que os serviços de saúde estão de portas abertas para acolher aquele que tem dúvida, aquele que tem alguma insegurança, porque a Aids tem um tratamento extremamente favorável para a pessoa ter uma vida normal. É importante acabar com o estigma e com o preconceito e cuidar”, informou a profissional de saúde.

“O Ministério da Saúde vem estudando o autoteste desde 2017. Em 2021, a ideia foi ampliada para todo o Brasil. Aqui no Rio Grande do Norte foi iniciado em junho e Mossoró tem o privilégio de ser um dos primeiros municípios a utilizar. A partir de janeiro será disponibilizado em todas as unidades básicas de saúde locais o autoteste para HIV. Qualquer pessoa que não se sinta à vontade de estar realizando o exame, que é aquela furadinha no dedo, vai à unidade básica para fazer em casa mesmo. Antes de receber o kit, ele terá toda a orientação pelas assistentes sociais, médico e enfermeiro. Eles vão orientar como fazer em casa com segurança”, explicou Joyce Hayanny.

DIA MUNDIAL – A Organização das Nações Unidas (ONU), instituiu, em 1988, o 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Firmada em Assembleia Geral da ONU, a data é marcada por uma série de ações, em todo o mundo, buscando à conscientização e prevenção à Aids.