sexta-feira - 01/12/2023

Ações em mercado público e posto da PRF encerram "Novembro Azul"

Por: Thiago Braga

A Prefeitura de Mossoró encerrou a programação da campanha “Novembro Azul”, voltada à prevenção ao câncer de próstata. Ações direcionadas à saúde masculina foram realizadas em pontos estratégicos do município para promoção de qualidade de vida, bem-estar e autocuidado entre homens.

Na quarta-feira (29), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e parceiros realizaram ação alusiva à campanha no mercado público do bairro Alto da Conceição. No local, serviços diversos foram ofertados aos comerciantes e consumidores.

Ação no mercado público do Alto da Conceição.

“É mais uma das muitas atividades que realizamos neste intenso mês de ações para o público masculino. É importante pontuar a necessidade de levar os serviços até estes locais, tornando-os cada vez mais acessíveis, promovendo a saúde do homem”, declarou Suiann Costa, coordenadora de Saúde do Homem do município.

Já na quinta-feira (30), a programação foi desenvolvida no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), localizado na saída para Natal, numa iniciativa em parceria com a instituição de segurança. “O objetivo geral dos ‘Comandos de Saúde’ é facultar a este público um momento de promoção de saúde, visando à valorização dos cuidados pessoais e redução no número dos sinistros nas rodovias federais”, destacou Rodrigo Gomes, policial rodoviário federal.

Ação realizada no posto da PRF/RN.

Motoristas habilitados nas categorias C, D e E compõem o público-alvo da ação. “Considerando todo o cenário exposto, e que a PRF tem voltado seus olhos aos seus objetivos primários de ações para preservação de vidas no trânsito, surge a importância de promover ‘Comandos de Saúde’. É uma ação específica voltada à aferição da pressão arterial dos caminhoneiros em todas as unidades operacionais da PRF do país”, explicou Rodrigo Gomes.

Nas duas ações foram disponibilizados ao público serviços como: testagem rápida para HIV, sífilis, hepatites virais; verificação de pressão arterial; teste de glicemia; orientação nutricional de combate à obesidade; vacinação e outras informações e orientações médicas.

Orientações são repassadas aos comerciantes do mercado do Alto da Conceição.

“Nós trabalhamos a promoção à saúde, a prevenção de doenças, dentre elas o câncer de próstata, reforçando a prevenção neste ato que marcou o encerramento oficial no município da campanha ‘Novembro azul’. É necessário dizer que esse trabalho acontece durante todo o ano, sendo intensificado com a campanha nacional”, pontuou Suiann Costa.

Foto: Isaías Fernandes  (Cedida)