terça-feira - 25/07/2023

Prefeitura de Mossoró publica edital do programa "Meio Ambiente nas Escolas"

Por: DIRETI

A Prefeitura Municipal de Mossoró tornou público, na edição desta segunda-feira (24) do Diário Oficial de Mossoró (DOM), o chamamento para inscrição no programa "Meio Ambiente nas Escolas", que visa cadastrar escolas públicas municipais e estaduais locais para receberem ações do Programa Embaixadores. As inscrições do chamamento foram iniciadas ontem e seguem até o próximo dia 30, com divulgação das escolas beneficiadas no dia 1º de agosto.

O programa "Meio Ambiente nas Escolas" é uma ação da Secretaria Municipal de Urbanismo, Meio Ambiente e Serviços Urbanos (SEIMURB), através da Diretoria Executiva de Meio Ambiente e Urbanismo (DEMURB) e executado pela Gerência Executiva de Educação Ambiental (GEEA) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e instituições interessadas.

O programa "Meio Ambiente nas Escolas" visa atender o que preconiza a Lei nº 2.573, de 14 de dezembro de 2009, que dispõe sobre a Política Municipal de Educação Ambiental, incorporando e promovendo a educação ambiental nas políticas municipais e em toda sua área de abrangência, de modo a capacitar a comunidade estudantil de maneira geral e participativa na defesa e proteção do meio ambiente. Além de promover a interação das ações e demandas dos mapas educacionais do planejamento da Secretaria Municipal de Educação para o segundo semestre de 2023.

O programa é a oportunidade das escolas interessadas em receber ações de cunho socioambiental, oferecer aos seus alunos e futuros cidadãos mossoroenses capacitações, oficinas e palestras, ministradas em consonância com o planejamento da Gerência Executiva de Educação Ambiental.

O programa "Meio Ambiente nas Escolas" objetiva levar de forma transversal o tema meio ambiente às escolas, oportunizando o ensino e a aprendizagem de alunos e professores, que terão a oportunidade de receber encontros formativos que desempenharão em atividades de educação ambiental.

Os temas das ações a serem desenvolvidas nas escolas atenderão os mapas educacionais apresentados pelas diretorias das escolas municipais e estaduais, tendo como orientações o que diz a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A ideia é promover a educação ambiental em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal, contribuindo com o engajamento da sociedade na conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente, por meio de palestras/oficinas presenciais nas escolas do Município de Mossoró.

As inscrições aqui descritas serão conduzidas pela equipe da Gerência Executiva de Educação Ambiental (GEEA) da Prefeitura Municipal de Mossoró e será desenvolvido visando organizar o processo de chamamento das escolas interessadas em receber ações de cunho ambiental.

As inscrições para o chamamento das escolas acontecerão no período de 24 de julho a 30 de agosto de 2023, única e exclusivamente através do formulário eletrônico disponível no link (Google Forms) https://forms.gle/8vvcpvrQEiKVri7u8.

Devendo apresentar, no ato da solicitação de inscrição, os documentos descritos: cronograma escolar atualizado; apresentar a temática sobre o meio ambiente que deverá ser ministrado na escola; apresentar que tipo de ação a escola gostaria de receber; informar o ano de ensino que receberá as ações; informar o turno que serão realizadas as ações (matutino/vespertino); informar em que mês pretendem receber a ação; informar um e-mail.

As escolas que realizaram o cadastro apresentando o interesse de participar e receber as ações da Gerência Executiva de Educação Ambiental durante o segundo semestre de 2023, que atenderam todos os requisitos do processo de inscrição, receberão um comunicado, através do e-mail no qual inseriram no cadastro, informando sobre a adesão ao programa.

As etapas do processo seletivo, bem como o resultado, serão divulgadas utilizando o e-mail do cadastro. Os casos omissos serão resolvidos pela equipe de condução do processo seletivo.