quarta-feira - 29/11/2023

Prefeitura de Mossoró promove nova formação para professores da Educação Especial

Por: Maricelio Almeida

Professores que atuam nas salas de recursos multifuncionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Rede Municipal de Ensino de Mossoró participaram, nesta quarta-feira (29), de mais uma etapa do Programa de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação (SME). O encontro foi realizado no auditório do Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo, reunindo cerca de 50 profissionais.

Foto: Divulgação (PMM)

A formação integra o curso “A grandeza da educação inclusiva nas miudezas do AEE”, com cinco encontros/ateliês já realizados em 2023. Ao longo desta quarta-feira, os profissionais tiveram a oportunidade de compartilhar vivências sobre o trabalho realizado nas unidades de ensino, apresentando também o resultado de atividades desenvolvidas por eles na temática “Tecnologia Assistiva: recursos e estratégias”.

“Nesse encontro, os professores do AEE estão apresentando os recursos produzidos por eles para os alunos com deficiência, aprimorando as estratégias utilizadas nas salas de recursos multifuncionais, chegando também à sala regular, em um trabalho de colaboração”, pontuou Leilimar Bezerra, coordenadora de Educação Especial da SME.

Leilimar Bezerra

Selma Bedaque, que também faz parte da equipe da Coordenadoria de Educação Especial, destaca o objetivo do Programa de Formação Continuada desenvolvido pela SME. “É importante essa ação, enquanto Secretaria Municipal de Educação, no sentido de fortalecer esses profissionais, para que eles possam ter cada vez mais conhecimento e usar recursos, de tecnologias assistidas, e além de fazer o uso, saber orientar a escola no processo de inclusão dos alunos com deficiência, transpondo todas as barreiras possíveis”, relatou.

A professora Sonaly Duarte, que atua na sala de recursos multifuncionais da Escola Municipal Francisco de Assis Batista, participou da formação e ressaltou a relevância da iniciativa promovida pela Secretaria de Educação. “Essas formações são muito importantes para o nosso crescimento enquanto profissional. Aqui, nós trazemos materiais que são construídos, pensados no aluno, na deficiência que ele tem, para podermos trabalhar com ele tanto na sala do AEE como também na sala regular, em um trabalho colaborativo com o professor da sala regular”, disse.

Diretora de Planejamento e Gestão Educacional da SME, Gilneide Lobo reforça o conteúdo trabalhado neste encontro. “São recursos e estratégias que potencializam o aprendizado das crianças com deficiência. Essa atividade faz parte de um plano de formação para os professores de AEE, que vem sendo realizado desde o início do ano e que estamos dando continuidade”, enfatizou.

Gilneide Lobo

A edição 2023 do Plano de Formação Continuada para a Educação Especial será encerrada na próxima quarta-feira, 6 de dezembro, também no auditório do Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo, com o sexto encontro/ateliê, que terá como tema “A Comunicação Suplementar e Aumentativa: como estamos e em que podemos ampliar?”.

Foto: Divulgação (PMM)