quinta-feira - 29/06/2023

Prefeitura de Mossoró promove formação sobre o Censo Escolar 2023

Por: Maricelio Almeida

A Prefeitura de Mossoró promoveu nesta quinta-feira (29) uma formação direcionada a gestores (as) e secretários (as) das unidades de ensino da Rede Municipal e da Rede Particular abordando o Censo Escolar 2023. A capacitação foi realizada no auditório do Centro Administrativo da Cidadania, bairro Aeroporto, sendo conduzida pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

A formação foi ministrada pela Coordenação de Inspeção e Registro Escolar da SME, com o apoio da Coordenação de Educação Especial, contando também com a presença de Alvanate Souza e Socorro Gondim, representantes da 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC). O encontro reuniu, pela manhã, gestores e secretários de escolas da Rede Municipal e secretários da Rede Particular. À tarde, o público foi composto por gestores e secretários das Unidades de Educação Infantil (UEIs) da Rede Municipal e da Rede Particular.

Márcia Oliveira

"Quando fazemos essa formação, mostramos o que há de novo na edição deste ano do Censo. Há esse primeiro momento de coleta de dados, de preenchimento das informações sobre como está a escola. Esses dados vão servir para o Inep planejar políticas educacionais para a melhoria do ensino”, explicou Márcia Oliveira, coordenadora de Inspeção e Registro Escolar da SME.

Conforme relatado por Márcia, a coleta da primeira etapa do Censo Escolar 2023 já está em andamento e os dados podem ser inseridos no sistema até 31 de julho. Nessa etapa da pesquisa, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apura dados sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula. A data de referência do levantamento é 31 de maio.

Leilimar Bezerra

“Estamos reforçando com os gestores e secretários a importância do Censo e o cuidado com as informações que são preenchidas, porque é através dessa pesquisa que são pensadas e geradas as políticas públicas educacionais. Com relação aos alunos com deficiência, há perguntas, por exemplo, sobre os recursos de acessibilidade que esse aluno utiliza ou precisa, entre outros questionamentos”, pontuou Leilimar Bezerra, coordenadora de Educação Especial da SME.

Diretora da UEI Neusa Xavier Linhares, no conjunto Nova Mossoró, a professora Sussana Silva participou do encontro formativo e ressaltou a importância da iniciativa. “A formação que a Secretaria Municipal de Educação realiza hoje é de fundamental importância, porque aqui somos informados sobre algumas mudanças que acontecem ano a ano em relação ao Censo Escolar, recebemos essas orientações e tiramos dúvidas para que possamos concretizar o trabalho com sucesso”, disse.

Sussana Silva

“A formação é necessária, importante, para que façamos o trabalho de forma correta, para que não haja dificuldades futuramente, uma vez que a partir do que nós preenchemos, isso vai perdurar por um bom tempo. É um trabalho que anualmente é feito, em duas etapas, e vamos sempre atualizando os dados”, pontuou Francisca Meire, secretária escolar da UEI Lindalva de Oliveira Dias Castro.

Francisca Meire

SOBRE O CENSO

Principal pesquisa estatística da educação básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional e tecnológica.

As estatísticas de matrículas servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e a divulgação das avaliações realizadas pelo Inep. O censo também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo-lhes acompanhar a efetividade das políticas públicas educacionais.