terça-feira - 11/07/2023

Prefeitura de Mossoró promove formação para aplicadores do Saeb 2023

Por: Maricelio Almeida

A Prefeitura de Mossoró promoveu nesta terça-feira (11) um encontro formativo abordando as diretrizes e os protocolos de aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2023, com o objetivo de orientar gestores, supervisores e professores que irão aplicar o simulado Saeb na Rede Municipal de Ensino. A iniciativa integra as atividades do “Programa de Recomposição das Aprendizagens (PRA) - De Olho no Saeb 2023”.

A formação, promovida pela Gerência Executiva de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia (GEAPIT) da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Gerência Executiva Pedagógica (GEP), foi ministrada no auditório da Universidade Potiguar (UnP).

“A aplicação de simulado da prova Saeb é uma iniciativa bastante positiva no contexto educacional. Esse simulado é um instrumento importante para preparar os alunos para o teste cognitivo, oferecendo uma oportunidade de praticar e se familiarizar com o formato, conteúdo e estilo das questões”, afirma Alexandre Andrade, coordenador do Ensino Fundamental Anos Finais da SME.

O supervisor técnico da Gerência de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia da SME, Stênio Lúcio, também foi um dos formadores da capacitação realizada nesta terça-feira (11). “O simulado da prova Saeb também pode ser usado como uma ferramenta de diagnóstico para as escolas e a SME. Ele fornece dados valiosos sobre o desempenho dos alunos, permitindo uma análise mais detalhada do ensino e da aprendizagem. Com base nesses resultados, é possível direcionar recursos e estratégias educacionais de forma mais eficiente”, concluiu.