terça-feira - 11/07/2023

Estudantes são incentivados a se inscreverem no programa “Jovem do Futuro”

Por: Maricelio Almeida

Na tarde desta terça-feira (11), estudantes das escolas estaduais Hermógenes Nogueira da Costa (Abolição IV) e José Nogueira (Santo Antônio) receberam a visita da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), que repassou orientações e tirou dúvidas sobre o programa “Jovem do Futuro”, iniciativa da Prefeitura de Mossoró que objetiva garantir aos adolescentes de 15 a 18 anos formação cidadã e qualificação para o mercado de trabalho, além de bolsa no valor de R$ 300 por um período de quatro meses.

O estudante Anderson Henrique, de 18 anos, aluno da Escola Hermógenes Nogueira, elogiou o “Jovem do Futuro” e, após esclarecer dúvidas, confirmou que vai se inscrever no programa. “Eu achei uma ótima iniciativa, eu pretendo me inscrever. A Prefeitura vai possibilitar que as pessoas entrem no mercado de trabalho”, pontuou o adolescente.

Anderson Henrique

Kennedy Carlos, também aluno da mesma escola, frisou a importância do programa para os jovens. “É uma iniciativa que está nos priorizando, oferecendo cursos para podermos crescer na vida, conseguir uma oportunidade de emprego melhor, ser um profissional bem estruturado”, afirmou.

“É a primeira vez que a Prefeitura faz um programa como esse, disponibilizando mil vagas para adolescentes de Mossoró, bolsas para esses jovens. Serão muitas oportunidades abertas para ingressarmos no mercado de trabalho”, acrescentou Jonathan de Oliveira, de 15 anos.

Jonathan de Oliveira

Joseana Alves, mãe da estudante Joyciane Alves, fez questão de ir à Escola Hermógenes Nogueira na tarde desta terça-feira (11) para obter mais informações sobre o “Jovem do Futuro”. Ela já realizou a inscrição da filha e agora aguarda a divulgação dos nomes que serão selecionados para a primeira etapa do programa. “Eu acho muito importante, porque vai trazer mais aprendizado para os jovens”, disse Joseana.

Aluna da Escola José Nogueira, a adolescente Dênia Arliany, de 17 anos, também já garantiu a sua inscrição no programa. “É uma proposta ótima, uma oportunidade para os adolescentes se profissionalizarem e terem acesso a uma bolsa, que vai servir bastante. Agora é só esperar”, comentou.

Dênia Arliany

O prefeito Allyson Bezerra acompanhou as visitas às escolas, ao lado do titular da Semasc, Erison Natécio, ressaltando que as inscrições para o programa se encerram nesta terça-feira (11). “Estamos aqui para dizer à juventude que existe uma grande oportunidade aberta, que são as inscrições para o programa ‘Jovem do Futuro’. Serão mil jovens selecionados, que terão acesso a cursos profissionalizantes, cursos de cidadania, certificados, bolsas, tudo custeado pelo Município”, afirmou.

Sobre o programa

Este ano, o programa está ofertando 1.000 vagas voltadas a jovens de 15 a 18 anos. A divulgação do resultado preliminar ocorrerá em 13 de julho. A convocação para a entrega da documentação está prevista para acontecer de 17 a 19 do mesmo mês. O resultado será em 27 de julho.

Para ter acesso e se inscrever no programa "Jovem do Futuro", os adolescentes deverão atender aos seguintes requisitos: ter idade entre 15 e 18 anos; residir em Mossoró; estar regularmente matriculado e frequentando a rede pública de ensino municipal, estadual ou federal; possuir renda familiar per capita não superior a um salário mínimo; a família estar inscrita no Cadastro Único; preencher corretamente o formulário de inscrição disponível em https://jovemdofuturo.mossoro.rn.gov.br/; e comprovar corretamente as informações prestadas na inscrição.

O processo de seleção para as vagas disponíveis respeitará um ranking elaborado a partir da menor para a maior renda per capita, restando aprovados os candidatos que estiverem mais bem colocados na quantidade de vagas de cada polo.

Confira a íntegra do edital aqui.