sábado - 19/11/2022

Prefeitura de Mossoró promove dia voltado à saúde e bem-estar animal no Parque Municipal

Por: Wesley Duarte

Com programação voltada à saúde animal, a Prefeitura de Mossoró promoveu na manhã deste sábado (19), no Parque Municipal Prof. Maurício de Oliveira, ações no tocante à prevenção de doenças, vacinação antirrábica e orientações sobre procedimentos de adoção de cães e gatos. A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), mobilizou Organizações Não Governamentais (ONGs) do município, Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) e empresas parceiras para a promoção das atividades.

Ana Liza, coordenadora de saúde e bem-estar animal do CCZ, destaca a necessidade do acompanhamento da saúde animal, visando o bem-estar dos pets. Ela enfatiza que a iniciativa do Município oportuniza ao tutor, de forma gratuita, realizar esse acompanhamento preventivo, além de assegurar a imunização.

“Existe uma necessidade geral, principalmente para que a população entenda das necessidades dos animais, que eles precisam se apresentar em um estado de bem-estar animal. Pensando nisso, a Prefeitura criou esse dia na perspectiva de ofertar consultas com médicos veterinários, vacinação, entre outros serviços”, explicou.

ONG leva orientações sobre procedimento para adoção de animais. Foto: Allan Pabhlo (Secom/PMM)

As ações voltadas à saúde e bem-estar de cães e gatos reafirmam o compromisso da Prefeitura de Mossoró com a causa animal. Gleice Carle, representante do Abrigo Mossoró, reconheceu a atenção especial do Município com a causa animal. Com quase uma década de trabalho e dedicação à saúde dos animais, Gleice parabeniza a Prefeitura de Mossoró pela iniciativa.

“Nós temos um olhar muito positivo para esse tipo de ação, ficamos muito felizes que esteja acontecendo. O Abrigo Mossoró já tem mais de 8 anos de funcionamento e essa é a primeira ação que o Município faz, foi a primeira gestão a dar atenção aos animais, então, ficamos muito felizes por essa iniciativa”, agradeceu.

Liziane Monteiro, atendente de telemarketing, conta que ficou sabendo da ação no Parque Municipal através das redes sociais. A tutora aproveitou o sábado para colocar a vacinação de seu pet em dia.  “Minha amiga passou a postagem nas redes sociais da Prefeitura, daí me programei pra vir. Sempre mantenho a vacinação, levo minha princesa ao pet, pra sempre estar tudo em dia”, disse.

“Foi maravilhoso, é um dia que a gente está de folga, assim conseguimos trazer nossos animais. Esse local com árvores é maravilhoso. A proteção é muito importante, quando fiquei sabendo me programei logo”, relatou a enfermeira Sueli Alencar.

Sueli Alencar aproveitou o sábado para vacinar seu pet. Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)
Cão é vacinado contra a raiva no Paque Municipal. Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)