quinta-feira - 19/10/2017

Prefeitura de Mossoró participa de audiência pública sobre a indústria salineira

A Prefeitura de Mossoró participou, na manhã de hoje, de audiência pública na Câmara Municipal que debateu a indústria salineira do Rio Grande do Norte. O município foi representado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Agricultura e Turismo, Lahyre Rosado Neto. A audiência foi proposta e presidida pela vereadora Sandra Rosado (PSB), contou com a participação deputados estaduais, vereadores, Siersal, Simorsal e representantes da indústria salineira potiguar, e faz parte de uma mobilização para publicação de decreto nacional para tornar o sal um bem social. Em sua fala, Lahyre Rosado Neto destacou que o sal se confunde com a própria história de Mossoró e cobrou a união de toda a classe política do estado em defesa da indústria salineira. “Temos que cuidar do que é nosso. O sal é de Mossoró, do povo do Rio Grande do Norte e gera milhares de emprego”, ressaltou. O secretário municipal acrescentou que somente com a união da classe empresarial, trabalhadores e da classe política será possivel defender o setor salineiro para que ele continue a gerar empregos e a ser um dos pilares da economia mossoroense e potiguar. A vereadora Sandra Rosado atentou que a indústria salineira é responsável pelo sustento de cerca de 95 mil famílias no RN e em outros estados onde a produção é comercializada e observou que o sal está presente em 14 mil processos produtivos. “Muitas vezes a gente nem sabe, mas o sal está presente no que nos alimentamos, passamos no corpo e em diversos outros produtos", exaltou. Representando as empresas produtoras, Herbert Júnior enfatizou que a arrecadação de impostos do setor gira em torno de 40 milhões por ano. Falou também que o sal erradicou do Brasil doenças causadas por deficiência de iodo, sem receber repasse do governo ou repassar o custo da adição de iodo para o consumidor. “Estamos aqui parra solicitar que a cobrança seja feita para que o decreto de bem social seja concedido o mais rápido possível para que a indústria sobreviva e gere mais empregos”, A audiência de hoje foi a continuidade da mobilização em defesa do sal potiguar, que incluiu encontro com o Presidente da República, Michel Temer, em Brasília, no mês passado.