quinta-feira - 21/08/2025
Prefeitura de Mossoró participa da 32ª edição da Expofruit 2025 apresentando ações e serviços realizados
Prefeitura de Mossoró está participando da 32ª edição do Expofruit com dois estandes divulgando ações e serviços realizados no município.
Por: Solange Santos
A Prefeitura de Mossoró está presente na 32ª edição da Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit) apresentando à população ações e serviços realizados pelas secretarias municipais.
“Mossoró é um dos maiores produtores de melão do mundo. Estão aqui os nossos produtores mostrando seus produtos, suas fazendas para exportadores e importadores do mundo todo. Eles estão aqui conhecendo Mossoró, nosso melão, nossa fruta, isso é muito importante. Sobretudo, porque muitos produtores desses têm apoio direto do município através do programa “Mossoró Rural” para produzir alimentos. Hoje estão expondo aqui na Expofruit, tendo a possibilidade de abrir mercados para conseguir cada vez mais aumentar a produção e a comercialização”, declarou o titular da Secretaria de Agricultura, Faviano Moreira.
A Expofruit se transformou em uma feira internacional, atraindo o olhar de empresas multinacionais de diversos países, atraindo olhares para o que Mossoró tem de melhor na fruticultura, o melão.
“A expectativa é ótima, a feira cresce a cada dois anos, essa a 32ª edição, são 32 anos de existência da Expofruit, era uma feira nacional e conseguimos transformá-la em uma feira internacional. E isso foi uma alavanca muito grande porque hoje nós estamos envolvidos com 16 países confirmados ao nível de compradores na feira, 65% das empresas são multinacionais e a região representa o que há de melhor da fruticultura,, o melão. Então a expectativa é de receber 40 mil pessoas, na rodada de negócios em torno de 80 milhões de dólares são gerados na feira, que eles trabalham justamente na venda do produto da Safra, de 2026, justamente num período de 2025, e essa é uma grande virtude”, enfatizou o coordenador da Expofruit, João Emanuel.
Entre as ações apresentadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedint) estava a equipe do “Painel de Empregos”, e em outro estande, ao lado, estavam alguns artesãos de Mossoró. O gerente de Turismo, Márcio Takagi, destaca a importância da presença da Prefeitura na Expofruit.
“A Sedint está presente aqui na Expofruit com os nossos artesãos, com a equipe do ‘Painel de Empregos’, exatamente para ofertar emprego nesse fluxo de pessoas que contemplam essa feira. E esse ano estamos com mais outras secretarias dentro do nosso estande, levando mais serviços para toda a população. Também estamos aqui dando essa força para a equipe que faz a parte de fruticultura. Nós já tivemos várias reuniões exatamente para estarmos mais lá na frente lançando a nossa rota, o melão. Estamos presentes aqui de uma maneira muito participativa, e com todos esses serviços abertos e disponíveis à população”, enalteceu.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude (Semasc) aproveitou para divulgar o programa “Jovem do Futuro”, que se encontra no momento com inscrições abertas para os jovens entre 15 e 21 anos. Titular da Semasc, Shirley Targino reforça a importância que o “Jovem do Futuro” representa para a juventude mossoroense.
“Estamos aqui hoje na abertura da Expofruit, um evento grandioso, onde participam expositores de várias cidades do Rio Grande do Norte e de outros Estados. E a Secretaria de Assistência Social está aqui com o programa ‘Jovem do Futuro’. Programa esse que em setembro vamos formar 1.500 jovens e já abrimos vagas para mais 2.500. É um projeto grandioso que a Prefeitura de Mossoró promove aos jovens”, pontuou.

Titular da Secretaria Municipal de Educação (SME), Leonardo Dantas está com sua equipe no estande da Prefeitura no Expofruit, apresentando os avanços que a educação em Mossoró tem conquistado.
“Estamos aqui para mostrar a Mossoró, tudo que a gente tem conquistado com a educação. Estamos também mostrando todas as nossas entregas para a rede municipal de ensino, o fardamento, material didático. Nosso objetivo é mostrar à sociedade, à comunidade, as conquistas que a educação tem promovido em Mossoró”, concluiu.



