segunda-feira - 08/12/2025
Prefeitura de Mossoró oferta ações de saúde em alusão ao “Dezembro Vermelho” dentro do “Viva Rio Branco”
Por: Edinaldo Moreno
A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), levou uma série de serviços de saúde ao projeto “Viva Rio Branco”, realizado na avenida Rio Branco. A ação fez parte da programação da campanha “Dezembro Vermelho”, que trabalha a prevenção e combate ao HIV/Aids.
As equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Assistência Especializada (SAE) promoveram serviços de testagem, distribuição de preservativos e orientações sobre prevenção combinada, bem como esclarecimentos acerca de PrEP E PEP. Houve um aulão de fitDance com o público presente para conscientizar a população da importância da campanha.
“O 'Dezembro Vermelho' é um mês de conscientização na luta contra o HIV. Nessa luta, o que é mais importante é a prevenção. A PrEP, que é a Profilaxia Pré-Exposição HIV, é uma medicação que usamos para prevenir a aquisição do vírus e hoje estamos aqui neste aulão do fitDance para juntar a energia desta ação a essa prevenção. Estamos neste aulão para repassar as informações sobre a prevenção e importância da campanha”, contou Mirna Gurjão, médica infectologista do CTA/SAE.
O mês temático “Dezembro Vermelho” é composto por um conjunto de atividades e mobilizações para o enfrentamento ao HIV/Aids e demais ISTs. Uma campanha realizada em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), integrando administração pública, entidades da sociedade civil organizada e organismo internacionais. A campanha foi instituída pela Lei n.º 13.504/2017. A campanha deve promover palestras e atividades educativas; veiculação de campanhas de mídia; realização de eventos.
“'Dezembro Vermelho' é uma data muito especial. Comemoramos o Dia Mundial de Combate ao HIV/Aids. Sabemos que a epidemia atinge inúmeras de pessoas somente no Brasil e mediante informação, prevenção levamos as pessoas a refletirem sobre a doença e também a entender sobre ela”, disse Max Martins, farmacêutico do CTA/SAE.
AIDS – A doença é causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, o qual é o responsável por defender o organismo de doenças.
ISTs – As Infecções Sexualmente Transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada. De maneira menos comum, as ISTs também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.