segunda-feira - 08/12/2025
Inscrições para 538 vagas remanescentes do PAE terminam nesta segunda-feira
Por: Thiago Braga
Nesta segunda-feira (8), termina o prazo para inscrições das vagas remanescentes do Programa de Apoio ao Estudante (PAE). A Prefeitura de Mossoró lançou um novo edital disponibilizando 538 vagas.
As inscrições devem ser realizadas mediante preenchimento de formulário de inscrição através do link https://saem.sme.mossoro.rn.gov.br/. O SAEM é um novo sistema integrado da educação em Mossoró para realização de atualizações de programas ofertados à Rede Municipal de Ensino. Ao acessar o site do sistema, o estudante encontrará três opções iniciais: Realizar Login, Editais Abertos e Registrar-se no SAEM.
Antes de iniciar a inscrição no PAE, é necessário criar uma conta no SAEM. Para isso, o aluno deve clicar na opção “Registrar-se no SAEM”. Em seguida, o sistema solicitará informações pessoais, como número de matrícula, e-mail e demais dados cadastrais. Após o preenchimento correto das informações, o aluno deve concluir o registro e confirmar sua conta por meio do e-mail de verificação enviado pelo sistema.
Realizado o registro, deve ser feito o login no sistema e, em sequência, o estudante terá acesso às opções disponíveis, incluindo os Editais Abertos. Dentro dessa área, será possível localizar o edital do PAE e realizar a inscrição diretamente pelo sistema, seguindo as orientações apresentadas na tela.
Do total de vagas preenchidas pela seleção, 5% (cinco por cento) serão destinadas a Pessoas com Deficiência (PcD), conforme o art. 9°, §1º, da Lei n.° 4.230/2025. Os estudantes classificados na seleção do Edital 06/2025 não poderão concorrer às vagas remanescentes previstas neste momento.
Poderão participar do processo seletivo os estudantes que atendam, cumulativamente, aos seguintes requisitos: I - estar matriculado no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Mossoró; II - pertencer à família em situação de vulnerabilidade social, inscrita em Cadastro Único para Programas Sociais - CadÚnico, do Governo Federal, cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional; III - comprovar a regularidade da carteira de vacinação, conforme o calendário oficial do Ministério da Saúde.
Os estudantes selecionados farão jus ao incentivo financeiro-educacional, nas seguintes modalidades: I – Bolsa mensal de R$ 200,00 (duzentos reais), pagamento referente aos meses de outubro a dezembro, totalizando até três parcelas correspondentes ao período letivo de 2025; II – Bolsa-prêmio de R$ 300,00 (trezentos reais), aos estudantes que obtiverem nota média global igual ou superior a 8,0 (oito) e aprovação integral nas disciplinas.