sexta-feira - 17/04/2020

Prefeitura de Mossoró investe mais de R$ 2 milhões na compra de novos EPIs

A Prefeitura de Mossoró está comprando neste mês de abril mais de R$ 2 milhões em Equipamento de Proteção Individual (EPIs) para os servidores que estão na linha de frente contra o novo coronavírus.

A Prefeitura está em processo de compra de 300 mil máscaras descartáveis (R$ 951 mil), 80 mil propés (R$ 168 mil), 80 mil touca descartável (R$ 176 mil), 60 mil aventais hospitalares impermeáveis (R$216 mil), 10 mil macações de TNT de polietileno (R$ 480 mil), 3 mil caixas de luvas (300 mil luvas) de procedimentos tamanho M (R$ 168 mil), 2 mil caixas de luvas (200 mil luvas) de procedimentos tamanho P (R$ 112 mil), 1 mil caixas de luvas (100 mil luvas) de procedimentos tamanho G (R$ 56 mil) e 200 óculos de proteção individual (R$ 3.560). No total, o investimento por parte da Prefeitura de Mossoró chega a R$ 2.330.560‬. A previsão de chegada desses EPIs é para as próximas semanas. Nos primeiros dias de março a Prefeitura de Mossoró tinha comprado de forma emergencial 15 mil máscaras N95, 960 litros de álcool 70 e 600 álcool em gel.

Atualmente as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão abastecidas com EPIs, antes mesmo dessa nova compra. A Prefeitura de Mossoró tem uma prioridade muito clara nesse momento de pandemia mundial do novo coronavírus: garantir a segurança do profissional e estruturar o sistema de saúde da cidade no que for possível para se adequar às eventuais necessidades da covid-19. Pensando nessa estruturação que a Prefeitura vai entregar nesta segunda-feira (20) uma Unidade de Campanha com 20 leitos de retaguarda clínico tornando a UPA do Belo Horizonte referência no atendimento de síndromes respiratórias. A UPA passará a dispor de 35 leitos de retaguarda exclusivos para o novo coronavírus.

Os vereadores Ozaniel Mesquita (membro da comissão de Saúde da Câmara Municipal), Alex do Frango e Emílio Ferreira foram à UPA do Belo Horizonte na sexta-feira (03) e constataram que não havia falta de equipamentos para os profissionais. "Eles vieram nos visitar para constatar se tinha EPI ou não. Encontraram todo mundo de EPI, a equipe toda trabalhando e bastante empenhada.", explicou o diretor da UPA do BH, João Batista. Os parlamentares também receberam a informação que somente no mês de março a Prefeitura enviou quase 82 mil EPIs,1.162 litros de álcool 70% e álcool em gel para garantir a proteção dos servidores nas três UPAs, SAMU e Hospital São Camilo.

Secretaria de Saúde quer explicação de denúncia de vereador que é funcionário do Samu

O protocolo seguido pelo SAMU de Mossoró é o mesmo dos outros SAMU de todo o Brasil, na qual é orientado o uso de uma máscara N95 por até 15 dias. A N95 é utilizada pelos servidores do SAMU que fazem procedimentos como aspiração de vias aéreas ou intubação de pacientes, por exemplo. Os profissionais que ficam de retaguarda, que não saem para ocorrências, o protocolo orienta o uso de máscaras cirúrgicas.

A secretária de Saúde, Saudade Azevedo, ouviu apenas uma queixa sobre falta de EPIs de todos os servidores do SAMU. A denúncia partiu do vereador Ozaniel Mesquita, que também é servidor SAMU. A secretária de Saúde vai se reunir com Ozaniel e a direção do SAMU para apurar o caso e ver o que ocorreu.