segunda-feira - 14/04/2025
Prefeitura de Mossoró integra comitê do meio ambiente proposto pela Diocese de Santa Luzia
Diocese de Mossoró propõe a criação de um comitê voltado para a preservação do meio ambiente e convoca o poder público, instituições e sociedade
Por: Sayonara Amorim

Tomando por base o tema da Campanha da Fraternidade 2025, a Diocese de Santa Luzia propõe a criação de um comitê voltado para a preservação do meio ambiente em Mossoró. O poder público municipal, as instituições e a sociedade em geral foram convocados a contribuir e fazer parte da comissão que objetiva realizar ações efetivas de preservação do meio ambiente.
Na manhã desta segunda-feira, 14, a comissão se reuniu na Cúria Diocesana para discutir estratégias de ação do Comitê do Meio Ambiente. O evento foi presidido pelo bispo diocesano dom Francisco de Sales Alencar Batista, e pelo vigário-geral padre Flávio Augusto Forte Melo e contou com a participação do prefeito Allyson Bezerra e do secretário municipal de Educação, Leonardo Dantas, da secretária mun icipal de meio ambiente Sariny Nobre, representando o poder público; da reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Cicília Maia; da representante da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA); entre outras representações.
O bispo dom Francisco destacou a importância de criar possibilidades para que o tema da fraternidade deste ano tenha continuidade através de ações de preservação do meio ambiente. “A criação desse comitê é fruto da reflexão que a igreja no Brasil propôs aos cristãos e a toda a sociedade nesse tempo da quaresma com a Campanha da Fraternidade, que coloca no centro a preocupação com aquilo que o papa Francisco chama de ecologia integral, que é pensar a ecologia dentro do movimento do habitat humano, não pensar somente na árvore, mas quem se coloca sob a árvore, sobretudo os mais frágeis e mais vulneráveis. Então resolvemos chamar a sociedade para pensarmos em buscar soluções do ponto de vista científico e de quem constrói a cidade”, relatou dom Francisco.
O prefeito Allyson Bezerra se colocou à disposição parta contribuir, destacando que o município precisa começar pela educação ambiental nas escolas com as crianças. “Grande momento pra cidade discutir essa pauta da ecologia e a pauta ambiental. Esse é um tema que o mundo discute e está em alerta. Nós estamos vendo como o meio ambiente responde quando o homem de forma errada se insere no meio ambiente. É muito importante a igreja chamar o poder público, as instituições e a sociedade para discutir o que é educação ambiental, plantio de árvore e a Prefeitura está aqui para levar esse trabalho para as escolas. Que a gente possa levar para as nossas crianças a importância de plantar uma árvore e preservar o meio ambiente”, ressaltou Allyson Bezerra.