quinta-feira - 17/04/2025

Nova turma de servidores da Saúde participa de curso prevenção de câncer

Por: Thiago Braga

Foto: Divulgação/PMM Foto: Divulgação/PMM

Nesta quarta-feira (16), servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Prefeitura de Mossoró, participaram de curso de prevenção de câncer e cuidados paliativos. A capacitação aconteceu nos turnos da manhã e tarde, no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania. 

A capacitação reúne profissionais com atuação na Atenção Primária à Saúde (APS) do município. São servidores lotados em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos níveis médio e superior.

A iniciativa é uma parceria do Município com a Liga Mosssoroense de Estudos e Combate ao Câncer. Entre os objetivos: promover o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e adulto; divulgar os princípios dos cuidados paliativos; fomentar o cuidado integral; reduzir indicadores de mortalidade por câncer pelo diagnóstico precoce.

"O evento dá continuidade ao Programa de Educação em Atenção Primária à Saúde, com o curso de Prevenção de Câncer e Cuidados Paliativos, pela Liga de Mossoró.  O curso reúne nossos profissionais que estão diretamente nas Unidades Básicas de Saúde, 'porta de entrada do SUS', como também os profissionais das Equipes de Serviço de Atendimento Domiciliar e eMultis", informou Izabel Melo, coordenadora da Política de Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

E ainda acrescentou: "Essa temática é de grande interesse desses profissionais que lidam diretamente com a população, pois facilita a identificação precoce dessas doenças, incluindo o câncer. Além disso, facilita trabalhar a prevenção dessas doenças e estratégias de cuidados paliativos, visando melhorar a qualidade de vida desses pacientes com doenças que ameaçam a vida", afirmou Izabel Melo.

A Atenção Primária à Saúde é o primeiro contato da população com o sistema de saúde, ou seja, porta de entrada e coordenadora da rede. O seu caráter preventivo possibilita o acompanhamento contínuo dos pacientes, facilitando a identificação precoce de doenças, inclusive o câncer.

O diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso do tratamento e melhora o prognóstico, impactando diretamente na qualidade de vida e expectativa de vida dos pacientes. De modo que, os profissionais da APS desempenham papel chave na promoção de saúde e combate ao câncer, reforçando a importância de investimentos e fortalecimento do trabalho na área.

Anterior Próximo