sexta-feira - 14/06/2024

Prefeitura de Mossoró inicia nova fase de implantação do Sistema Eletrônico de Informações

Implementação do Sistema Eletrônico de Informações faz parte do programa Mossoró Digital.

Por: Maricelio Almeida

SEI amplia autonomia dos servidores em relação a processos administrativos — Foto: Arquivo (Secom/PMM) SEI amplia autonomia dos servidores em relação a processos administrativos — Foto: Arquivo (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró inicia nesta segunda-feira (17) a fase 2 de implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) que dispensa a tramitação física de processos, com alto padrão em segurança. Nesta nova fase, os servidores do Município poderão, por exemplo, dar entrada de forma virtual em solicitações como férias e outros pedidos.

"Com a nova fase, todos os processos de Recursos Humanos serão eletrônicos e os servidores poderão abrir seus próprios processos. Além da transparência que o SEI proporciona, da agilidade nos procedimentos administrativos, e da economia pelo fato de ser gratuito, ele também amplia a autonomia dos servidores", explicou Renata Carvalho, diretora-executiva de Gestão e Governança Pública da Secretaria Municipal de Governo.

Renata também destaca que os servidores da Prefeitura terão a possibilidade, através do SEI, de criar um e-mail institucional. "Outro grande avanço da fase 2 do SEI é que ela também possibilita que todos os usuários tenham e-mails institucionais. Isso é uma grande novidade", acrescentou.

A diretora explica ainda que os processos que já tramitavam de forma eletrônica no sistema anterior utilizado pela Prefeitura, a partir desta segunda somente poderão ser abertos no SEI. "Importante frisar que estamos falando em processos direcionados aos nossos servidores. Por enquanto, não há mudanças para o usuário externo, ou seja, para o cidadão", detalhou.

A implementação do sistema faz parte do programa “Mossoró Digital”. A ferramenta desburocratiza ainda mais o serviço público e agiliza o atendimento ofertado à população. Todos os processos ficam registrados e armazenados de forma segura, com auditoria, trazendo ainda mais lisura e transparência no gerenciamento e consulta dos processos públicos.

"O SEI amplia o programa 'Mossoró Digital'. A nossa missão é erradicar o papel, deixar o mínimo possível de processos tramitando em papel, a partir de uma implantação em etapas", concluiu a diretora-executiva.