sexta-feira - 14/06/2024

“Mossoró Cidade Junina”: Polo São João Batista inicia programação religiosa e social

Por: Edinaldo Moreno

Polo São João iniciou nesta quinta as atividades que seguem até o dia 24. Foto: Walmir Alves (SECOM/PMM) Polo São João iniciou nesta quinta as atividades que seguem até o dia 24. Foto: Walmir Alves (SECOM/PMM)

O Polo São João, localizado ao lado da Igreja de São João Batista, no bairro Doze Anos, iniciou suas atividades nesta sexta-feira (14). A Festa do São João Batista integra um dos polos do “Mossoró Cidade Junina” (MCJ). A programação ocorrerá de 14 a 24 de junho e contará com diversas atrações nacionais e locais.

O polo é uma parceria da Prefeitura de Mossoró, organizadora do são joão mais cultural do mundo, e a Paróquia de São João.  A parte social é patrocinada pelo Município e as celebrações religiosas ficam a cargo da Paróquia do bairro. O padre Ivan dos Santos destacou os atrativos do polo.

“Nós já realizamos essa festa há muitos anos, mas de três anos para cá passamos ter apoio da Prefeitura de Mossoró na parte social para que a festa se tornasse maior. Conversando com o Município para enriquecer cada vez mais a festa de São João Batista. Ele se tornou um polo e começaram a vir bandas para a parte social ficar mais atrativa para o pessoal. Esse ano nós teremos três atrações religiosas”.

Banda Alfredo e Os Caras abriu a temporada de shows no polo São João. Foto: Walmir Alves (SECOM/PMM)

A programação musical teve início nesta sexta-feira no polo e segue até o próximo dia 24 deste, sempre a partir das 21h. As principais atrações neste ano se apresentam nos dias 15, 17 e 21, respectivamente. Neste sábado quem sobe ao palco é a cantora Irmã Kelly Patrícia. Na próxima segunda-feira é a vez de Adriana Arydes. Já no dia 21, próxima sexta-feira, a atração do dia é o Padre Nunes.

A programação musical ainda contará com Radiola Club (dia 16), Adriana Arydes (dia 17), Tremendões (dia 18), Shalom (dia 19), Luiz Henrique (dia 20) e Roberto Cantor e Banda (dia 23), além do Festival de Prêmios (dia 22) e a tradicional procissão, sempre realizada no dia 24.

As apresentações musicais começaram hoje com a apresentação da banda Alfredo e Os Caras. “Três anos tocando aqui e pelo segundo ano abrindo a Festa de São João Batista. Fincamos raízes aqui no polo. A galera gostou demais do nosso repertório e ficamos honrados em fazer essa festa maravilhosa para toda Paróquia de São João e também para toda a comunidade mossoroense”, destacou o vocalista do grupo Assis Neto.

Maria Helena (blusa vermelha) prestigia pela primeira vez a festa do padroeiro do bairro. Foto: Walmir Alves (SECOM/PMM)

A moradora do bairro Alto do Sumaré, Maria Helena, prestigia pela primeira vez a Festa de São João Batista e ficou encantada com o espaço e destacou ainda o ambiente tranquilo e familiar no espaço localizado na Rua Felipe Camarão. “Estou vindo pela primeira vez e está bem divertido o local. A festa está bem animada. O ambiente aqui está bastante familiar. Estou muita satisfeita em estar aqui nesse polo”

Quem também curtiu o início das festividades do polo São João foi Renê de Castro Ele disse que frequenta a festa há vários anos e ressaltou a importância do polo está dentro da programação do Mossoró Cidade Junina. “A cada ano a festa está ficando cada vez maior. A festa está muito organizada, sem violência, com uma segurança muito boa. Graças a Deus está tudo muito em paz. Todos os anos venho prestigiar a festa e estou hoje aqui com familiares e amigos nesta primeira noite”.

A programação do polo São João vai até o dia 24, onde ocorre a tradicional procissão. Foto: Walmir Alves (SECOM/PMM)

Alexsandra Saldanha frisou também que frequenta a festa do padroeiro do bairro todos os anos salientou a presença de muitas famílias no polo. “Está muito boa nesse primeiro dia. Todo ano eu venho e está maravilhosa. Estou aqui com minha família toda e pretendo vir mais noites”.

Voltaire Santiago, morador do bairro Doze Anos, também destacou a importância do polo para a comunidade. “É muito bom para a comunidade essa festa. A galera gosta muito e todo ano estamos aqui presentes para curtir essa festa maravilhosa. Pretendemos vir de novo para cá nas próximas noites”.

A Festa de São João Batista tem aproximadamente 15 barracas com comidas típicas. Giliano Oliveira, coordenador de uma das barracas, ressaltou a diversidade de produtos encontrados nos espaços. “Aqui nas nossas barracas temos de tudo, como comidas típicas, jantar, sorvetes, açaí, entre outros produtos. Estaremos aqui em todas as noites participando e comercializando os produtos para as pessoas que vem prestigiar a nossa festa”.

CONFIRA PROGRAMAÇÃO:

14 de junho (sexta-feira) – Alfredo e Os Caras