quinta-feira - 19/05/2022

Prefeitura de Mossoró garante alimentação escolar de qualidade para alunos da Rede Municipal de Ensino

Por: Maricelio Almeida

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), tem garantido aos mais de 20 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino uma alimentação escolar de qualidade, com cardápio variado, acompanhado de perto pela equipe de nutricionistas da SME e que inclui itens como frutas, verduras, carboidratos e proteínas, cuidado que começa desde a aquisição dos gêneros, passando pelo armazenamento dos alimentos, preparo e distribuição aos estudantes.

O resultado desse trabalho, executado pela Gerência de Administração da SME, através da Coordenadoria de Alimentação e Nutrição Escolar, pode ser constatado em depoimentos como o da pequena Ohara Loise, de apenas 6 anos. Ela é aluna da Unidade de Educação Infantil (UEI) Rosa Maria Pinto da Nóbrega, localizada no bairro Santo Antônio, equipamento que atende quase 200 crianças.

“Eu gosto muito dessa comida, é muito saudável”, afirmou a criança, que aprovou e repetiu o cardápio servido na UEI Rosa Pinto durante a pré-janta nesta terça-feira (17): arroz com frango, feijão preto e jerimum de leite, além de laranja como sobremesa. Mais cedo, no lanche oferecido no início da tarde, os alunos já haviam se alimentado com suco de acerola ao leite e pão com manteiga.

A nutricionista Shirlley Martins, coordenadora de Nutrição e Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, explica que há uma rotatividade no cardápio, para que as crianças tenham acesso a uma diversidade maior de nutrientes. “Fazemos essa rotatividade para que elas possam ter contato com outros itens, ofertando alimentos diversificados. É muito gratificante perceber que muitas crianças acabam repetindo o prato, isso é muito importante. Quando vamos produzir o cardápio, pensamos com muito carinho em tudo. O feedback tem sido muito positivo”, pontuou.

Shirlley ainda destaca que a Coordenadoria de Nutrição e Alimentação Escolar tem realizado visitas periódicas às UEIs e escolas da Rede Municipal, com o objetivo de acompanhar o trabalho realizado pelas equipes das unidades responsáveis pelo preparo da merenda. “Temos esse controle, esse acompanhamento tanto nas UEIs como nas escolas, monitorando a qualidade dos nossos alimentos, processo que vai desde o recebimento da mercadoria, passando pelo armazenamento até a hora da preparação e distribuição aos nossos alunos”, comentou.

A servidora Francisca Medeiros, que atua na preparação dos alimentos, relata a alegria de poder cozinhar refeições tão elogiadas pelas crianças. “É uma felicidade e tanto, é como se você estivesse fazendo o pratinho para o seu primeiro filho. A gente fica conversando com eles e eles se alimentando. Preparamos tudo com muito cuidado, porque são crianças e a gente tem que ter uma atenção imensa, para dar tudo certinho”, frisou a merendeira.

Os cardápios preparados para os alunos das UEIs e escolas seguem o que preconiza o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), como ressalta Shirlley Martins. “Seguimos o que dispõe a lei, o FNDE, atingindo as metas nutricionais, inserindo verduras, frutas, proteínas, carboidratos. Nossas crianças, nossos adolescentes têm que ter acesso a esses itens”, reforçou a coordenadora, acrescentando ainda que, em relação aos alunos com necessidades nutricionistas especiais, são produzidos cardápios diferenciados, atendendo a dieta recomendada para esses estudantes.

As refeições oferecidas diariamente nas escolas e UEIs contemplam itens como arroz carreteiro, farofa de feijão macassar, batata doce, melão japonês, sopa de feijão carioca com carne, couve, beterraba, melancia, bolo, banana, mamão, sucos, vitaminas, biscoitos, entre outros. Para a secretária municipal de Educação, professora Hubeônia Alencar, é gratificante constatar que os investimentos realizados pela SME no setor de alimentação escolar já estão apresentando resultados expressivos.

“Garantir a qualidade da merenda fornecida aos nossos estudantes é um compromisso da gestão. Importante frisar os investimentos feitos para que esse resultado fosse alcançando e lembrar que todo o processo é sempre acompanhado pela equipe de nutricionistas da SME. Isso é trabalho. Isso é respeito. Isso é compromisso com a educação”, afirmou Hubeônia.

QUALIDADE TAMBÉM NO TRANSPORTE DA MERENDA

Os investimentos na merenda escolar promovidos pela gestão municipal também fizeram com que Mossoró fosse o primeiro município do Rio Grande do Norte a contar com um caminhão frigorífico destinado ao transporte apropriado de alimentos às escolas e Unidades de Educação Infantil da Rede.

“O caminhão, adquirido com recursos próprios, garante a segurança e qualidade na distribuição, como também melhora a logística de entrega da alimentação escolar em todas as unidades de ensino da Rede. Ressaltamos, ainda, que a oferta segura de alimentos é uma das principais diretrizes da SME”, pontuou a secretária Hubeônia Alencar.

O caminhão foi pensado especialmente para o transporte de produtos de forma segura, com a temperatura adequada para cada tipo de alimento, sejam eles congelados, resfriados ou secos. O veículo possui baú isotérmico misto para refrigeração e congelamento com dois compartimentos: um para alimentos congelados e outro para resfriados ou secos, separados por divisória móvel, além de um sistema de vedação para contenção de água, pó e impurezas.

“A aquisição do caminhão reforça o cuidado e o compromisso da gestão municipal com a merenda escolar, que vai desde a compra dos gêneros alimentícios, passando pelo desenvolvimento do cardápio pela equipe de nutricionistas da Secretaria, chegando ao transporte adequado dessa alimentação, em um veículo que atende aos padrões exigidos pelo FNDE”, concluiu Hubeônia Alencar.