quarta-feira - 13/09/2023

Prefeitura de Mossoró finaliza preparativos para a VI Feira de Ciências da Rede Municipal

Por: Maricelio Almeida

A Prefeitura de Mossoró está finalizando os preparativos para a VI Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino (FECIRME), que será realizada nos dias 20 e 21 deste mês. Pelo segundo ano consecutivo, o evento acontecerá em pavilhão instalado na Estação das Artes Elizeu Ventania. A estrutura receberá 180 mostras e projetos científicos que serão expostos por mais de 700 alunos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Os trabalhos receberão a supervisão de aproximadamente 180 professores orientadores. As apresentações, abertas ao público, acontecem das 8h às 17h. Em 2022, a feira aconteceu pela primeira vez em um pavilhão exclusivamente montado para o evento, reunindo aproximadamente 2,5 mil pessoas, entre alunos, professores e visitantes, que acompanharam a programação em um espaço que ofereceu bem-estar e conforto a todos os participantes.

Também na edição anterior, os alunos de turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental marcaram presença na Fecirme, de forma inédita, novidade que será mantida em 2023. As mostras e projetos científicos que serão apresentados nos dias 20 e 21 foram produzidos pelos alunos durante o ano letivo e expostos nas feiras realizadas nas escolas no mês de agosto.

“É um momento de culminância do trabalho realizado ao longo de todo o ano letivo nas unidades de ensino. A metodologia científica estimula o aluno a pensar soluções para os seus problemas cotidianos e de sua comunidade a partir da sua criatividade, da sua inventividade, da sua motivação em descobrir o conhecimento”, pontuou o professor Alexandre Andrade, coordenador da Fecirme e também dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Nesta nova edição, a Fecirme conta mais uma vez com um incentivo adicional para promover o engajamento dos alunos em relação à ciência, a partir de projeto aprovado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), apresentado pelo professor Alexandre Andrade. Além da disponibilização de recursos para realização da feira, o projeto também prevê a concessão de bolsa, durante seis meses, aos três alunos da equipe que alcançar o primeiro lugar no evento, bem como ao professor orientador do grupo vencedor.