terça-feira - 10/10/2023

Prefeitura de Mossoró esclarece dúvidas sobre editais da Lei Paulo Gustavo

Por: Maricelio Almeida

A Prefeitura de Mossoró promoveu na tarde desta terça-feira (10), no auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes, bairro Centro, um plantão para esclarecimento de dúvidas quanto ao processo de inscrições dos editais da Lei Paulo Gustavo, publicados no último dia 25 de setembro.

Os artistas da cidade podem se inscrever até 20 de outubro, por meio do Sistema Municipal de Inscrições Culturais (SMIC), cujo endereço eletrônico é www.smic.mossoro.rn.gov.br. No total, estão sendo disponibilizados mais de R$ 2,4 milhões em Mossoró para projetos em diversas áreas, como explica o secretário de Cultura, Igor Ferradaes.

Igor Ferradaes - Foto: Walmir Alves (Secom/PMM)

“Estamos fazendo esse plantão para tirar dúvidas, para as informações chegarem ao máximo de pessoas possíveis e todas as 216 vagas oferecidas pelo Município na Lei Paulo Gustavo possam ser ocupadas, somando mais de R$ 2,4 milhões”, frisou o secretário, acrescentando:

“Os artistas podem se inscrever pela plataforma oferecida pela Secretaria de Cultura até o dia 20 de outubro, e o plantão tira-dúvidas continua on-line também. Os editais contemplam diversas áreas, tudo que você visualizar como cultura tem como inscrever na Lei Paulo Gustavo. Podem participar artistas exclusivamente mossoroenses, que tenham no mínimo seis meses de experiências na área”, relatou.

O músico Daniel Morais esteve no auditório na Biblioteca Ney Pontes e elogiou a iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura. “Achei ótima a ideia de esclarecer vários pontos sobre a lei. No meu caso, que não tinha ainda muito conhecimento sobre os processos, foi muito importante esse primeiro contato, para tirar dúvidas e aprender”, disse.

Daniel Morais

Videomaker, Felipe Lima também participou do plantão de esclarecimentos sobre os editais. “Esse plantão é muito importante para a gente, artista, novato ou profissional, para todo mundo, toda a classe tirar dúvidas e fazer melhor o nosso projeto, tendo a possibilidade de ser aprovado, não ficando de fora dessa oportunidade”, afirmou.

Felipe Lima

EDITAIS

A Prefeitura de Mossoró publicou no último dia 25 de setembro, no DOM (Diário Oficial de Mossoró), aviso de licitação de dois editais voltados à seleção de projetos que serão subsidiados pela Lei Complementar n.º 195, de 8 de julho de 2022 — Lei Paulo Gustavo. Os editais são instrumentos de fomento à cultura na cidade.

A implementação dos editais desenvolve-se por meio de Chamamento Público. O edital para projetos culturais contempla 21 modalidades, entre elas produção de peças artesanais, artes visuais, produção circense, dança, literatura de cordel e outras.

Já o edital da área audiovisual atende nove categorias, sendo elas curtas-metragens, documentários; videoclipes; média-metragem ou webséries; audiovisual com celular; podcast em série; minidocs; cinema itinerante zona rural; e cursos de formação, qualificação e difusão cultural.

Os editais são destinados a pessoas físicas ou jurídicas, associações culturais, cooperativas culturais e Organizações da Sociedade Civil (OSC) domiciliadas em Mossoró, cadastradas como agentes culturais, indicando e comprovando experiência na área cultural.