segunda-feira - 24/10/2022

Prefeitura de Mossoró entrega UEI Proinfância Elineide Carvalho Cunha

Por: Maricelio Almeida

Um sonho que se concretiza. Está oficialmente entregue aos moradores do Planalto 13 de Maio (Papoco) a nova Unidade de Educação Infantil (UEI) Proinfância Elineide Carvalho Cunha. O equipamento de ensino, cuja construção havia sido iniciada há 10 anos, agora atenderá, de forma digna, toda a comunidade escolar. A partir de 2023, a UEI também passará a funcionar em tempo integral, conforme anúncio feito pelo prefeito Allyson Bezerra nesta segunda-feira (24).

“Felicidade enorme em dizer que essa unidade vai passar, no próximo ano, a funcionar em tempo integral, será a primeira unidade de ensino da Rede Municipal de Mossoró 100% integral, com recursos públicos, recursos do povo de Mossoró, que estão retornando para Mossoró através de um serviço de muita qualidade”, destacou o chefe do Poder Executivo local durante a solenidade de entrega da UEI Proinfância do Papoco.

Foto: Célio Duarte (Secom/PMM)

O gestor também destacou os investimentos realizados para viabilizar a entrega do novo equipamento. “É uma das conquistas e realizações de uma gestão, de uma cidade, que é ter educação. É uma creche completamente nova, equipada, com todas as condições de acessibilidade, carteiras novas, móveis, equipamentos, eletrodomésticos, com toda a sua equipe. É 14ª entrega na Secretaria de Educação, entre escolas reformadas, UEIs reformadas, entrega de equipamentos como o Portal do Saber e quadra de esporte”, pontuou Allyson Bezerra.

A comunidade celebrou a inauguração da UEI, há tempos aguardada pelos moradores. “Eu achei maravilhoso. Está muito bonito, toda a equipe da Prefeitura está de parabéns. Gostei das salinhas, muito organizadas, tudo arrumadinho, muito bonito mesmo. Vai trazer muitas melhorias para o estudo das crianças”, comentou Joscelita de Freitas, avó da aluna Ana Alice. “Eu gostei de tudo. Está muito, muito bonito. Eu gosto muito de estudar e gostei demais dessa creche”, complementou a pequena Ana Alice.

Maria Roberlânia, mãe da estudante Isabelly Sophia e membro do Conselho Escolar da UEI Elineide Carvalho Cunha, também comemorou a entrega do equipamento. “É um sonho que se tornou realidade. Faz muito tempo que a gente esperava por essa nova creche. Está tudo muito lindo. Ninguém esperava que iria ficar tão bela”, afirmou. "Gostei muito dessa creche. Quando crescer, eu quero ser doutora", acrescentou a aluna Isabelly Sophia, de cinco anos.

Mãe da pequena Lara de Souza, de dois anos, Luciana de Souza destacou que ficou impressionada com a estrutura da UEI Elineide Carvalho Cunha. “A estrutura está muito linda. Eu fui na sala dela e fiquei impressionada com tanto capricho, o banheiro, tudo minimamente pensado, a sala bem arejada, está perfeito, gostei bastante. É muito gratificante saber que a minha filha estuda em uma unidade como essa”, relatou.

Lara de Souza, de dois anos

O novo prédio é composto por blocos de administração, serviço, oito salas de aula, salas multiuso, laboratório de informática, biblioteca, pátio/refeitório coberto, anfiteatro, playground e castelo de água. “Encontramos a UEI inacabada. A Prefeitura concluiu e entrega à população uma unidade confortável, com qualidade, com salas todas novas, um prédio novo, são mais de 1,2 mil m² de área construída para as crianças usarem da melhor forma e com qualidade”, pontuou o secretário municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos, Rodrigo Lima.

Diretora da UEI, Mônica Cibely lembra que a mudança para o novo prédio era um desejo antigo da comunidade, já que a unidade funcionava em uma estrutura alugada, sem as condições adequadas. “Estamos muito felizes por essa transição. A mudança foi muito boa. Nós, que trabalhamos na educação infantil, sabemos a importância de um espaço adequado para receber essas crianças. Hoje estamos vivenciando isso”.

A UEI conta 150 crianças matriculadas, de 2 a 5 anos, e uma equipe formada por 18 profissionais de educação. O equipamento de ensino foi criado em 1986. Recebeu inicialmente o nome de “Creche Casulo do Papoco”. Logo após passou a ser denominada de Unidade de Educação Infantil Elineide Carvalho Cunha, em homenagem a uma moradora do próprio bairro.

“É uma alegria poder vivenciar esse momento, ter espaços e equipamentos adequados, área para se trabalhar os diversos campos de experiência da educação infantil, isso é de extrema importância”, acrescenta a gerente executiva pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, professora Gilneide Lobo.

Gestão conclui entrega de todas UEIs do tipo Proinfância encontradas inacabadas

Esta é a terceira UEI Proinfância que a Prefeitura de Mossoró entrega à população em menos de dois anos. Também foram concluídas as obras da Unidade de Educação Infantil Zezinha Gurgel (Estrada da Raiz) e UEI Alice Dias, no bairro Vingt Rosado, conforme ressalta a secretária municipal de Educação, professora Hubeônia Alencar.

“É um momento que representa o fechamento de um ciclo. Quando chegamos à Secretaria Municipal de Educação, nós encontramos três UEIs do tipo Proinfância inacabadas há anos e a população já sem esperança de que elas fossem concluídas. Em menos de dois anos estamos entregando, mostrando que a nossa gestão é uma gestão que faz, que entende a seriedade do investimento público, e é esse o retorno que nós queremos dar à população”, disse, complementando:

“Esta é a 14ª entrega que nós estamos fazendo desde o início da gestão, o que mostra o nosso compromisso com o fazer público, e já anunciando que teremos muito mais. Aqui é só o começo de um grande trabalho que faremos, um grande pacto que a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Mossoró faz pela educação do município”, concluiu Hubeônia.