sábado - 31/10/2020

Prefeitura de Mossoró encerra programação do Outubro Rosa com caminhada conscientizadora sobre autocuidado e violência contra mulher

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Saúde, encerrou neste sábado (31) a programação oficinal do Outubro Rosa, mês de combate e conscientização ao câncer de mama e câncer de colo do útero, com uma caminhada no Centro da Cidade para chamar a atenção da sociedade a respeito do assunto. A caminhada também fez alusão ao dia 25 outubro, data internacional do combate à exploração da mulher. Dezenas de servidores da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social saíram em caminhada do Memorial da Resistência até a Praça do Pax com cartazes e faixas para reforçar a apelo da campanha.

“Nosso objetivo é chamar atenção das mulheres para o autocuidado, para a importância de se cuidar. A campanha Municipal do Outubro Rosa foi uma campanha linda e cheia de muitas ações e exames para as mulheres mossoroenses. Nossas atividades de promoção à saúde e de prevenção ao câncer de mama vão continuar durante todo o ano. Hoje é mais um grito, um pedido, para que as mulheres se cuidem, que procurem os serviços de saúde para ter acesso a seus exames.”, destaca a coordenadora de Saúde da Mulher, Suiann Costa.

Apesar da campanha ter sido encerrada hoje, a oferta dos exames vai continuar com normalidade nas Unidades de Serviços de Saúde do Município. “Intensificamos várias ações de prevenção ao câncer de mama, sobretudo muito especial a assistência das mulheres. Ampliamos os exames de mamografia e ultrassonografia e a gente vai continuar durante todo o ano com essa oferta porque é uma campanha diária, constante.”, afirma Suiann.

A secretária de Saúde, Saudade Azevedo, reforçou durante a caminhada que a Prefeitura de Mossoró ampliou em número significativo os exames e que todas as regiões da cidade foram beneficiadas, inclusive a zona rural. “A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza exames e consultas para nossas mulheres o ano todo. Só neste ano foram mais de 1.400 mamografias extras e mais 400 de ultrassonografias mamárias e transvaginais para as mulheres da zona urbana e zona rural. Procurem nossas Unidades Básicas de Saúde e garantam sua prevenção. Quem se cuida se ama e quem se ama cuida de si e da sua família.”, destacou a secretária.

Além da mensagem de prevenção ao câncer, a caminhada também reforçou a necessidade de combater a violência contra mulher em suas mais variadas formas. “Também estamos chamando atenção com relação a violência contra a mulher, para combater a violência contra a mulher de todas as formas. Estamos indo as ruas para isso: chamar a atenção da comunidade para que cada um faça sua parte. Porque as Secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, sozinhas, não conseguem.”, concluiu Suiann.

Encerramento de Atividade Lúdica do Outubro Rosa

Permanece até a noite de hoje as bicicletas que geram energia ao pedalar e acendem fitas de led na Praça Cícero Dias, em frente ao Teatro Municipal Dix-huit Rosado, da Secretaria de Cultura. A ideia do projeto é proporcionar um momento lúdico para as mulheres e ao mesmo tempo despertar a necessidade para o cuidado com a saúde.

O sistema gera energia através da instalação de um dínamo. No dínamo o imã gira com a bobina ao seu redor. Este movimento gera a variação do campo magnético do imã, surgindo então, uma corrente elétrica no conjunto de espiras da bobina. A quantidade de energia produzida depende da capacidade física da pessoa que está pedalando.