terça-feira - 02/05/2023

Prefeitura de Mossoró e o Instituto Google realizam Oficina de Empreendedorismo Feminino nos CRASs

Por: Solange Santos

A Prefeitura de Mossoró juntamente com o Instituto Google iniciaram nesta terça-feira (2), Oficina de Empreendedorismo Feminino no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Quixabeirinha, onde acontecerão cinco encontros e em seguida, a oficina seguirá pelos outros CRAS do Município.

“Nós que fazemos parte da gerência de “Programas e Projetos” estamos muito contentes com essa parceria com o Instituto Google por meio da multiplicadora do programa, Micheli Angélica. Essa é uma oportunidade única de oferecer às mulheres de Mossoró, sobretudo, às que participam das atividades dos CRASs”, enfatizou Jéfesson Medeiros, gerente de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).

A oficina, que será ministrada pela multiplicadora Micheli Angélica, tem como foco o sucesso da mulher empreendedora e da mulher que está em busca de recolocação no mercado de trabalho.

“O 'Ela Pode' é um programa a nível nacional que faz parte da Rede de Mulheres Empreendedoras em parceria com o Instituto Google. Fomos selecionados para estarmos aqui em Mossoró e região trazendo capacitação gratuita para mulheres que querem empreender. Nós temos 10 temáticas e vamos trabalhar com essas mulheres para que elas possam sair daqui preparadas para mudarem seus negócios ou para dar início a um”, ressaltou.

Durante a oficina, as participantes são treinadas nas áreas de liderança e comunicação, negociação e vendas, finanças pessoais e empresariais, marca pessoal entre outros.

“No nosso bairro temos muitas mulheres empreendedoras. A maior importância que vejo nessa oficina, é que ela vai ajudar a muitas mulheres a venderem melhor seus produtos”, disse Maria Meraci de Moraes, orientadora social do grupo de mulheres do CRAS Quixabeirinha.

Izadora Fernandes, que já empreende no segmento de alimentação, vê essa oficina como uma grande oportunidade de aprimorar seus negócios. “Para mim essa oficina é muito importante porque vai nos ajudar a comercializarmos melhor. Para isso, é muito importante nosso autoconhecimento e também conhecer a potencialidade dos nossos produtos. Hoje é o primeiro dia e estou adorando a oficina”, disse.

Há 15 anos, Ana Maria trabalhava como empregada doméstica, um certo dia, ao voltar para casa, ela soube por meio de uma vizinha que o filho de 6 anos estava brincando na rua. Foi aí que ela percebeu que como mãe deveria dar mais atenção ao filho e resolveu sair do emprego. Mas como precisava de recurso financeiro, Ana resolveu empreender vendendo filhós e agora participa da oficina para aprimorar seu negócio.

“Acho muito bom esses cursos porque a gente passa a ser mais conhecida e temos nosso trabalho mais valorizado. Nunca paramos de aprender, todo dia podemos aprender algo diferente. Eu pedi a Deus que me ajudasse a colocar um negócio para mim e Deus me ajudou. Hoje faço filhós e vendo de porta em porta e posso dar mais atenção ao meu filho”, concluiu.