terça-feira - 17/01/2023

Prefeitura de Mossoró detalha informações do Programa Semear 2023 para agricultores

Por: Edinaldo Moreno

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), da Prefeitura de Mossoró, realizou nesta terça-feira (17) reunião com pequenos agricultores sobre o Programa Semear. O objetivo do encontro, realizado no espaço da Feira do Bode, no Parque Armando Buá, foi repassar as regras do corte de terra.

A Secretaria de Agricultura de Mossoró iniciou os trabalhos do Programa Semear 2023 ainda no ano passado. Em dezembro de 2022, as equipes da Seadru visitaram agricultores em diversas comunidades da zona rural.

“Essa reunião com as lideranças tem o objetivo de repassar aos agricultores todas as regras para participar do Programa Semear, como quais são os critérios. Estamos recebendo alguns pedidos de novas inscrições, então passamos aqui qual é a documentação necessária para ser entregue para ter direito ao benefício”, explicou o secretário de Agricultura de Mossoró, Faviano Moreira.

Neste ano, cerca de 5.000 agricultores devem ser beneficiados com as ações. Agricultores de 118 comunidades rurais devem ser atendidos com as ações do Programa Semear.

Faviano Moreira, titular da Seadru, lembra como o agricultor que se encaixa no programa pode realizar sua inscrição. “As inscrições podem ser feitas presencialmente aqui na Secretaria de Agricultura. Outra opção é encaminhar toda a documentação via liderança da comunidade. A liderança atesta que o agricultor reside na comunidade e o pessoal da Seadru vai analisar a inscrição e validar o benefício voltado para o agricultor familiar”.

Um bom número de agricultores compareceu à reunião. Entre eles, a agricultora Joana D’arc, moradora do Assentamento Oziel Alves. Ela destacou a importância do encontro. “É muito bom para o agricultor receber essas informações repassadas hoje aqui nessa reunião. É uma ajuda muito boa para o pequeno agricultor rural”, falou Joana D’arc que participa desde 2008 do corte de terra e planta feijão, sorgo e tem uma área de acerola, caju e goiaba.

“É muito importante para a gente agricultor participar desse momento. Tivemos um ano muito proveitoso. Em 2022 o programa foi muito organizado e não tivemos problemas em relação a entrega do óleo aos agricultores. Esperamos o mesmo sucesso nesse ano. A Secretaria de Agricultura está de parabéns pelo trabalho que vem sendo desenvolvido nas comunidades rurais de Mossoró”, ressaltou, Laudecir Amâncio, tratorista e agricultor. Ele reside também na comunidade Oziel Alves.

O Programa Semear distribui óleo diesel para produtores rurais. Cada um receberá 22 litros do combustível para o corte de terra.