terça-feira - 17/01/2023

“Operação Sorriso” 2023: Cirurgias têm início a partir desta quarta-feira em Mossoró

Por: Thiago Braga

Mossoró está recebendo mais uma edição da “Operação Sorriso”. Nesta quarta-feira (18), a ação inicia a fase de cirurgias dos pacientes que foram selecionados após triagem. A iniciativa conta com parceria da Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nas suas diversas etapas e procedimentos.

A “Operação Sorriso” é uma das maiores organizações médicas do mundo, promovendo atendimentos e cirurgias gratuitas para crianças e adultos com fissuras faciais, como fissura labial e fenda palatina.

A triagem dos pacientes foi realizada no Centro Especializado em Reabilitação (CER) Benômia Maria Rebouças, no bairro Santo Antônio. Cerca de 200 pessoas foram cadastradas para o processo de triagem. A expectativa é que 50 cirurgias sejam realizadas entre os dias 18 e 21 de janeiro.

Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde. Foto: Caio Juliano

“Na segunda-feira, Mossoró deu início a mais uma missão da ‘Operação Sorriso’, na sua sexta edição. Foram avaliadas mais 150 pessoas para estarem participando dos procedimentos cirúrgicos. Hoje, terça-feira, a partir das 15h, no Albergue de Mossoró (ALBEM), estará saindo a lista dos pacientes aptos a realizar o procedimento cirúrgico”, destacou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.

A missão reúne aproximadamente 6 mil profissionais da área da saúde em 80 países. A 6ª edição da “Operação Sorriso” em Mossoró conta com a participação de 80 voluntários locais e 80 médicos e enfermeiros vindos de várias partes do Brasil e do exterior.

“Mossoró deu toda a parte de logística, participou com o espaço do CER, realização de exames, testagem Covid-19 para dar mais segurança a todos que ali estavam. A Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura desejam sucesso a todos que agora vao realizar os seus procedimentos”, acrescentou Morgana Dantas.