terça-feira - 07/05/2024
Prefeitura de Mossoró dá sequência à implantação do Sistema Eletrônico de Informações
Por: Maricelio Almeida
A Prefeitura de Mossoró dá sequência à implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) que dispensa a tramitação física de processos, com alto padrão em segurança, possibilitando maior agilidade no encaminhamento de solicitações.
Nesta terça-feira (7), servidores da Secretaria Municipal de Programas e Projetos Estratégicos (SPPE) participaram de uma reunião sobre o cronograma de implantação do sistema. O encontro foi coordenado pela Secretaria Municipal de Governo (Segov).
“O SEI já está implementado em várias instituições federais, municipais, e é um sistema gratuito, que a gente pode integrar com outros sistemas, modular conforme a nossa necessidade. O principal ganho é a autonomia dos servidores, de peticionar seus próprios processos”, pontuou Renata Carvalho, diretora-executiva de Gestão e Governança Pública da Segov.
Secretário municipal de Programas e Projetos Estratégicos, Almir Mariano também reforça os diferenciais do novo sistema. “O município de Mossoró aderiu ao SEI e já começou a sua implantação. E o valor que traz é justamente a transparência, a agilidade, a economicidade. Participar desse processo de formação e de instalação é muito importante, porque as secretarias vão se integrar ainda mais, e os seus processos vão deixar de ser manuais”, frisou.
A implementação do sistema faz parte do programa “Mossoró Digital”. Na prática, a ferramenta desburocratizará ainda mais o serviço público e agilizará o atendimento ofertado à população. Todos os processos ficarão registrados e armazenados de forma segura, com auditoria, trazendo ainda mais lisura e transparência no gerenciamento e consulta dos processos públicos.
“É um avanço a gente ter um sistema gratuito que vai ampliar essa abordagem do ‘Mossoró Digital’, dos processos eletrônicos, e erradicar o papel no âmbito dos processos do município”, concluiu a diretora-executiva de Gestão e Governança Pública da Segov, Renata Carvalho.