sexta-feira - 03/12/2021

Prefeitura de Mossoró terá ponto de coleta de recicláveis na Festa de Santa Luzia

Por: Thiago Braga

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB), realizou reunião com associações de reciclagem do município para definir atuação na Festa de Santa Luzia 2021. Durante os festejos da padroeira dos mossoroenses, o município, em parceria com as associações e cooperativas, disponibilizará um ponto de coleta de materiais recicláveis.

O ponto de coleta funcionará a partir de segunda-feira (6) até o dia 13 deste mês, das 15h às 22h. "Estaremos instalados na Festa de Santa Luzia realizando mais uma ação de drive thru. A partir da próxima segunda-feira  estaremos fazendo esse trabalho de coletar resíduos que estarão sendo gerados durante a festa, bem como os resíduos que as pessoas tenham em casa e queiram destinar. Na festa teremos um ponto de coleta muito parecido com o que fizemos no mês passado no primeiro drive thru de recicláveis", explicou Zildenice Guedes, gerente de Educação Ambiental.

O encontro realizado no Parque Municipal Prof° Maurício de Oliveira contou com a participação de representantes da Gerência Executiva de Educação Ambiental (GEEA), Diretoria Executiva de Serviços Urbanos do município e associações de reciclagem. "É muito bom participar, é um incentivo para as pessoas destinar materiais para a gente, dando oportunidade de trabalho", disse Maria da Conceição Mendes, catadora da Associação Reciclando para a Vida (ACREVI).

"É muito importante porque hoje nós estamos nos organizando em prol de um bem maior que é a nossa cidade, a limpeza da nossa cidade. Eu fico alegre, porque antes a gente não tinha essa comunicação toda, a proximidade, isso gera benefícios para a associação, para a cidade e meio ambiente", pontuou Ronaldo Silva, presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mossoró (ASCAMAREM).

O Coletivo Lixo Zero também acompanha as articulações que envolvem o processo. "Esse trabalho que está sendo feito em parceria com a Prefeitura e as associações visa o fortalecimento da causa ambiental, principalmente na temática dos resíduos sólidos. Esses momentos vêm para fortalecer as discussões e avançar nas soluções para o município", destacou Hilquias Sabino, coordenador do Coletivo Lixo Zero.