quinta-feira - 08/02/2024

Prefeitura de Mossoró avança com oferta de próteses dentárias à população

Por: Thiago Braga

A Prefeitura de Mossoró segue trabalhando com ações que promovem o desenvolvimento das políticas públicas voltadas à saúde bucal da população. A oferta de próteses dentárias e outros serviços odontológicos são ações realizadas pela administração pública que proporcionam mais qualidade de vida às pessoas beneficiadas.

Na manhã desta quarta-feira (8), na Unidade Básica de Saúde Dr. José Leão, no bairro Alto da Conceição, foi realizada mais uma etapa da iniciativa. Na ocasião, pacientes beneficiados com o serviço passaram pelas seguintes fases: moldagem, ajustes e entrega de próteses dentárias.

Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde. Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

“Mais uma vez, estamos aqui, como todos os meses, desde que iniciamos o processo, fazendo próteses para os pacientes de Mossoró. Esses pacientes vêm pela primeira vez para fazer a moldagem, vêm na segunda vez para os ajustes e na terceira já recebem a sua prótese num prazo de 30 dias. É um projeto sendo feito com muita qualidade, com assistência de uma equipe muito bem formada e qualificada para atender o nosso povo para voltar a sorrir, se alimentar bem e diminuir as doenças”, destacou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.

A proposta acontece dentro do programa “Brasil Sorridente — Política Nacional de Saúde Bucal” — que vem transformando a vida de mossoroenses, por meio do acesso aos serviços odontológicos. Um trabalho realizado gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Cerca de 50 pacientes foram atendidos nesta etapa. São homens e mulheres vindos de várias regiões de Mossoró.

Francisca Paixão Oliveira, agricultora da Maísa. Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

Da zona rural do município, comunidade Maísa, a senhora Francisca Paixão Oliveira foi uma das pacientes atendidas pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Isso é uma bênção na vida da pessoa que não tem condições de comprar, porque é muito caro. “A gente já gasta tanto no dia a dia que quando vem uma ação como esta é uma bênção para a vida da gente. É uma coisa boa que aconteceu aqui, porque a gente não tem condições de comprar e para comer só com os dentes da frente fica difícil”, disse a agricultora.

Maria das Dores, agricultora do Sítio Hipólito. Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

Maria das Dores, agricultora do Sítio Hipólito, reconheceu a importância do serviço odontológico que muda a qualidade de vida para melhor e eleva sua autoestima. “Isso aqui veio numa boa hora, porque a gente não tem condições de fazer uma prótese paga e agora vou fazer a minha sem pagar um tostão. Uma coisa boa, maravilha mesmo. Gostei bastante. A Prefeitura está de parabéns”, externou.

Moradora da comunidade rural Cabelo de Nego, Maria Eunice, 75 anos, também aproveitou a oportunidade para cuidar da sua saúde bucal. A agricultora mostrou satisfação com o serviço ofertado. “Essa já é a quarta prótese que vou colocar. Como emagreci treze quilos após uma cirurgia, essa atual prótese já não está servindo mais e me prejudica muito. Então, necessito de uma nova que possa melhorar minha saúde. Essa nova prótese melhorará muito, pois com a velha é difícil falar, fica balançando”, declarou.

Maria Eunice, moradora da comunidade Cabelo de Nego.  Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)