sexta-feira - 18/03/2022

Prefeitura de Mossoró avança com obras de reforma no Teatro Municipal

Por: Thiago Braga

As obras de reforma e modernização do Teatro Municipal Dix-huit Rosado avançam a partir do trabalho realizado pela Prefeitura de Mossoró. Depois de quase duas décadas da inauguração, o importante equipamento do Corredor Cultural passa por uma grande reforma, contemplando suas estruturas físicas internas e externas.

O Teatro Municipal notabiliza-se como um dos principais palcos artísticos do Rio Grande do Norte. A ampla reforma no equipamento fomentará o incentivo aos grandes espetáculos, proporcionando o incentivo ao desenvolvimento da arte e cultura de Mossoró e região.

Através das obras, a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB) e a Secretaria Municipal de Cultura atendem a uma antiga reivindicação da classe artística mossoroense, que, após a conclusão dos serviços, contará com instalações novas e modernas, adequadas para receber artistas e público.

"A reforma e modernização do Teatro Municipal é uma iniciativa importante para preservação do templo de arte e cultura do município. As melhorias marcam uma nova fase do teatro após 17 anos de sua construção. Essa é primeira reforma que o teatro recebe. O investimento oportunizará a modernização desse equipamento, que é fundamental para o desenvolvimento da cultura e da arte do município de Mossoró. Ao concluir as obras, teremos espetáculos em várias expressões artísticas, fortalecendo as companhias e artistas da terra, além de receber espetáculos do Estado e nacionais", destacou o secretário de Cultura, Etevaldo Almeida.

As obras no Teatro Municipal Dix-huit Rosado contemplam os seguintes pontos: substituição de revestimento cerâmico externo, recomposição e/ou substituição de granito; revisão de instalações elétricas e subestação; revisão das instalações de água fria; revisão das instalações de esgoto; adequação às normas de acessibilidade, com instalação de uma plataforma elevatória; revisão da cobertura e proteções; pinturas; revisão do sistema de combate a incêndio; revisão e algumas substituições nos equipamentos cênicos (vestimenta cênica, mecânica cênica e sistema de áudio); e reparos estruturais.

“Trata-se de uma reforma geral no equipamento, contemplando serviços em diversas frentes, deixando o teatro moderno e acessível, inclusive, com revisão do sistema de combate a incêndios. É mais uma importante obra que estamos promovendo em equipamentos do Corredor Cultural. Vale lembrar que, além do teatro, estamos com obras na Praça de Convivência e Memorial da Resistência”, explicou Rodrigo Lima, secretário municipal de Infraestrutura.

O investimento da Prefeitura de Mossoró é de quase 2 milhões de reais.

Memorial da Resistência de Mossoró (MRM)

O Memorial da Resistência de Mossoró (MRM) é outro equipamento público do município localizado no Corredor Cultural que também passa por obras. O Memorial da Resistência passa por ampla reforma, que prevê revitalização e modernização dos espaços que contam fatos históricos da nossa terra.

Os trabalhos envolvem a restauração do piso de todo o passeio; pintura das estruturas interna e externa; restauração e substituição dos painéis históricos; revisão das instalações elétrica, hidráulica e águas pluviais; instalação de plataforma elevatória; adequação da acessibilidade; paisagismo; e reformas dos banheiros e cozinha.

O investimento nas obras do Memorial da Resistência de Mossoró é em torno de 1 milhão de reais.

Praça da Convivência

Além do Teatro Municipal e Memorial da Resistência, a Praça da Convivência também recebe investimentos em infraestrutura. As obras de reforma e restauração no equipamento fomentará o turismo, cultura e desenvolvimento econômico da cidade.

Desde sua inauguração em 2008, essa é a primeira grande reforma realizada na Praça da Convivência de Mossoró. A reforma e restauração do empreendimento abrangem os seguintes pontos: revisão das instalações elétricas e hidráulicas, substituição de todo o piso externo e adaptação às normas de acessibilidade e combate a incêndios.

.O investimento da Prefeitura de Mossoró é de cerca de 1,3 milhão de reais.