domingo - 24/03/2024

Prefeitura de Mossoró assina ordens de serviço para obras em Saúde, Educação e Esporte no Chafariz

Por: Maricelio Almeida

A Prefeitura de Mossoró assinou na manhã deste domingo (24) um conjunto de ordens de serviço para obras em Saúde, Educação e Esporte e Lazer no Sítio Chafariz, zona rural. A localidade receberá uma série de investimentos, que somam quase R$ 1,8 milhão. Por meio dos programas “Mossoró Realiza” e "Mossoró Cidade Educação", a Escola Municipal Chafariz I será reformada e ampliada; uma Unidade de Educação Infantil (UEI) será construída, assim como uma biblioteca, uma Unidade Básica de Saúde (UBS), uma quadra esportiva e uma praça.

A população local comemorou o momento histórico. “É um sonho que está se realizando. Há muito tempo que moro aqui e não tinha visto uma obra desse tamanho, principalmente a reforma da escola, a praça e quadra para as crianças terem mais um lazer, além do posto de saúde. É só felicidade. É só bênçãos de Deus”, afirmou Edson Araújo, pai do pequeno Nícolas Samuel, aluno da Rede Municipal.

Edson Araújo e família

Antônio Bezerra também é pai de aluno da Escola Chafariz, e ressalta a importância da revitalização e ampliação do equipamento. “Nasci e me criei aqui, e essa é uma obra que a gente já vem há muito tempo esperando. É uma grande obra, não só para o meu filho, como para todos que passarem nesse colégio. É um sonho antigo da nossa comunidade, de vermos uma estrutura ampliada, a ponto de termos o prazer de colocar nossos filhos na escola. Eu como pai só tenho que agradecer, em nome da comunidade”, disse.

O senhor Luís Francisco também é morador do Sítio Chafariz e está feliz com as obras que serão iniciadas pela Prefeitura. “Estou achando bom e muito feliz. Não esperava por isso. Vai melhorar, e nós todos merecemos”, comentou o aposentado.

Luís Fernando

Diretora da Escola Municipal Chafariz I, Valdenice Bezerra explica que com a construção da UEI, será possível reunir as crianças em um mesmo local, já que atualmente a turma da Educação Infantil está instalada em uma estrutura mais distante da escola. “É maravilhoso, porque vamos reunir todas as crianças em um mesmo local. A ampliação é um sonho se tornando realidade, e com certeza uma melhoria muito grande na educação dessas crianças”, enfatizou.

“Esta é uma gestão que prioriza a educação. Essa obra no Chafariz é algo que a gente considera grandioso, com a ampliação da escola, a creche, e também a biblioteca. A quadra de esporte também vai beneficiar as crianças e a comunidade, bem como a UBS. Estamos muito felizes”, pontuou a diretora executiva da Secretaria Municipal de Educação (SME), que na ocasião representou o titular da SME, professor Marcos Oliveira.

Evanice Fernandes

Com a reforma e ampliação, a Escola Chafariz I contará com duas salas de aula, secretaria, refeitório, área de serviço, dois banheiros acessíveis para Pessoas com Deficiência (PcD). Já a UEI contempla sala de aula e banheiro. Além disso, haverá um passeio externo que dará acesso a uma biblioteca.

SAÚDE, ESPORTE E LAZER

O Sítio Chafariz também ganhará uma UBS Rural, dentro do processo de investimento na atenção primária que a Prefeitura de Mossoró está conduzido, com 12 Unidades Básicas de Saúde para a zona rural.

"A UBS Rural vem com uma estrutura para uma melhor assistência, de qualidade, para a população. Vai contar com sala do dentista, sala de enfermagem, para fazermos coletas de preventivo, atendimento médico”, comentou a secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas.

“É um verdadeiro complexo no Chafariz, com reforma da escola, ampliação com a UEI, biblioteca, quadra poliesportiva, uma praça e uma UBS Rural. É a comunidade do Chafariz recebendo vários equipamentos. É o mesmo cuidado da Prefeitura na zona urbana e na zona rural”, acrescentou o secretário municipal de Infraestrutura, Rodrigo Lima.

Para a secretária municipal de Esporte e Juventude, Larissa Maciel, a construção de equipamentos como uma praça e uma quadra na região do Chafariz reforça o compromisso da gestão municipal com políticas públicas voltadas para toda a população.

“Quando a gente chega com um equipamento como uma quadra nova, uma praça nova, para os idosos, para os adultos, para a juventude, significa que esse povo vai estar mais unido, vai ter um espaço para lazer, para o esporte e consequentemente para a saúde. É uma quadra completamente revestida com alambrado, um espaço para essas crianças brincarem ao lado da escola, nessa sinergia da educação com o esporte. Na praça, haverá academia para a terceira idade, o que é muito importante para o combate ao sedentarismo”, detalhou.

Representando a família que realizou a doação do terreno onde os equipamentos serão construídos, Ceição Silva falou sobre a alegria da comunidade com os investimentos da Prefeitura de Mossoró. “É um momento muito importante para toda a comunidade. Aqui realmente estava precisando muito. É uma satisfação a gente poder estar doando, porque vai servir para toda a comunidade, por longos anos, e todo mundo vai ser beneficiado. É uma coisa grandiosa, que realmente as pessoas daqui merecem”, finalizou.