quarta-feira - 02/12/2020

Prefeitura de Mossoró apresenta todas as ações que vem desempenhando contra a covid-19 à OPAS

Por: Comunicação

Servidores da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mossoró apresentaram nesta quarta-feira (02) todas as experiências, dados, medidas e ações que vem desempenhando desde o início da pandemia para combater o novo coronavírus a especialistas da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Os técnicos da OPAS estão conhecendo como Mossoró vem enfrentando a pandemia dentro de um estudo que está ocorrendo em oito estados do país (Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Amazonas, Pará, Mato Grosso do Sul e Goiás). A troca de experiências ocorreu durante a manhã desta quarta-feira (02) no auditório do Hotel Garbos e a tarde nas Unidades de Serviços de Saúde.

Os especialistas da OPAS já visitaram as cidades de Natal, São Gonçalo do Amarante, Caicó e agora estão em Mossoró. O objetivo da missão é trocar experiências e entender o trabalho implementado no estado nas áreas de vigilância, assistência e laboratório, além do tema da comunicação de risco. A ideia é produzir conhecimento e dar visibilidade às experiências bem-sucedidas. A missão tem o apoio do Conselho Nacional de Secretário de Saúde (CONASS).  O RN é o oitavo estado onde os especialistas estão visitando.

A equipe conheceu o funcionamento de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), hospitais e serviços laboratoriais. Os especialistas elogiaram o trabalho desenvolvido em Mossoró e após conhecerem a realidade local vão produzir um relatório com apontamentos das ações que presenciaram e possíveis melhorias para entregar na próxima sexta-feira (04). “Eu gostaria de parabenizar pela apresentação, pelo esforço coletivo, pelo trabalho que vocês desenvolveram, pela transparência das informações que vocês disponibilizaram para gente. Nós vamos fazer uma resolutiva preliminar com alguns achados dessas atividades que a gente acompanhou e devolvemos ao Município na sexta-feira.”, afirmou o consultor nacional OPAS, Rodrigo Said.

A secretária de Saúde, Saudade Azevedo, acompanhou toda apresentação e reforçou o protagonismo de luta de Mossoró e fez um agradecimento a cada servidor que se prontificou a estar na linha de frente da covid até hoje. “Nós temos verdadeiros heróis na Secretaria de Saúde de Mossoró que abriram mão de suas vidas pessoais em benéfico da vida coletiva. São pessoas que se dedicam desde o início da pandemia até hoje em minimizar os impactos do vírus na cidade. Mossoró foi uma das primeiras cidades do Rio Grande do Norte que elaborou seu plano de contingência, a que mantém dois centros de covid funcionando, a que está com uma UPA de referência covid e que fez centenas de outras ações em benefício do mossoroense.”, destacou Saudade.

Tags:
Anterior Próximo