terça-feira - 10/10/2017

Prefeitura de Mossoró apresenta projeto arquitetônico da sede própria da Câmara

cc (13) A Prefeitura Municipal de Mossoró apresentou, na manhã desta segunda-feira (09), o projeto arquitetônico de sede própria para a Câmara Municipal, em solenidade realizada no Salão de Grandes Atos do Palácio da Resistência. A cerimônia histórica contou com participação da prefeita Rosalba Ciarlini, vice-prefeita Nayara Gadêlha, secretários municipais Aldo Fernandes (Planejamento), Kátia Pinto (Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos), Aglair Abreu (Comunicação Social) General Eliéser Girão (Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito) Lahyre Rosado Neto (Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Agricultura e Turismo), Karine Ferreira (Procuradora Geral); presidente da Previ-Mossoró, Elviro Rebouças; vereadores Izabel Montenegro (presidente da Câmara), Aline Couto, Maria das Malhas, Didi de Arnor, Emílio Ferreira, Sandra Rosado, Flávio Tácito, Ricardo de Dodoca, Tony Cabelos, Alex Moacir e Manoel Bezerra. cc (12)A prefeita Rosalba Cialini destacou que a construção da sede própria da Câmara é algo muito importante para Mossoró. Ela lembrou que cidades bem menores contam com legislativo com sede própria, como Upanema, Baraúna e Tibau. “Sempre foi algo que eu senti a necessidade de Mossoró ter. O nosso legislativo sempre esteve em sede alugada, sem a estrutura necessária para receber os vereadores e o povo”, observou. A chefe do Executivo Municipal ressaltou que o pontapé inicial foi a doação do terreno pelo Município, em uma área bem localizada no bairro Nova Bethânia, e o projeto arquitetônico foi o segundo passo. “Além de doar o terreno, oferecemos os serviços da Prefeitura para fazer o projeto, já que a Câmara na conta com profissionais e teria que dispensar recursos se fosse contratar uma empresa para fazê-lo”, salientou. Kátia Pinto informou que um projeto básico já havia sido apresentado anteriormente e passou por alguns ajustes chegando ao que foi apresentado hoje. “O projeto ainda não está fechado e pode sofrer algumas intervenções dentro das necessidades dos vereadores”, observou. A sede própria da Câmara contará com área de construção de quase 7 mil metro quadrados, 23 gabinetes, 65 vagas cobertas de garagem, auditório para 178 pessoas, plenário com capacidade para 151 pessoas nas galerias, além de lanchonetes, elevadores, banheiros, e salas para diversos setores. “Trata-se de estrutura necessária para a Câmara funcionar devidamente e com qualidade, principalmente para a população e também os seus servidores”, ressalta a secretária. Kátia Pinto acrescenta que o projeto se destaca pela leveza da fachada e, principalmente, pelo custo reduzido , algo em torno de 10 milhões. “Poderíamos fazer algo mais grandioso, mas o objetivo nosso foi fazer algo que tenha condições de ser executado financeiramente”, argumenta. A presidente da Câmara, Izabel Montenegro, agradeceu o apoio da prefeita Rosalba Ciarlini e afirmou que a apresentação do projeto representa mais um passo para a realização de um sonho para todos os vereadores. “Mossoró tem o seu poder legislativo há mais de 100 anos e sempre funcionando em prédios alugados e caros, que não atendem as necessidade dos vereadores, dos servidores e nem da população”, criticou. A vereadora destaca que o principal objetivo da sede própria é deixa de ter custo de mais de R$ 1,3 milhão só com aluguel a cada legislatura, a cada dois anos. A presidente defende que a forma mais viável para construção da sede é um empréstimo bancário para a própria Câmara pagar. “O momento não é o adequado para investir recursos de outras áreas. Acredito que seja possivel um empréstimo para a própria Câmara pagar com o seu duodécimo”, reforça. Após aprovação do projeto arquitetônico, o próximo passo será o orçamento e, posteriormente, a viabilização dos recursos. Não há previsão para que as obras sejam iniciadas.