segunda-feira - 25/11/2024

Prefeitura de Mossoró alerta produtores rurais sobre última semana para declaração de rebanho

Por: Edinaldo Moreno

Wilson Moreno (SECOM/PMM) Wilson Moreno (SECOM/PMM)

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), alerta aos produtores rurais sobre a última semana para atualização de declaração de rebanho de animais na zona rural. Durante o mês, a Seadru realizou mutirões.

O último mutirão ocorrerá nesta quarta-feira (27) em Lorena, Olho D’Água Velho e São João da Várzea. A equipe da Agricultura de Mossoró passou também pelas comunidades Cabelo de Nego e Independência, Hipólito, Assentamento Favela, PA Carmo.

“Entramos na última semana para atualização do rebanho de produção animal aqui em Mossoró. A Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, também realiza essas declarações e elas podem ser feitas no prédio da Seadru como também na forma de mutirão que estão sendo realizados nas associações e comunidades rurais com a maior quantidade de agricultores e número de animais”, explicou Aluísio Sousa, coordenador de Pecuária da Secretaria de Agricultura.

Em Mossoró, a declaração de rebanho será realizada pela Secretaria de Agricultura do município ou em qualquer escritório do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN), órgão fiscalizador estadual, e Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

A declaração deve ser feita para todas as espécies (bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos, equídeos, aves, peixes, entre outros) e ocorrerá até o dia 30 de novembro. A atualização cadastral acontece duas vezes ao ano, nos meses de maio e novembro, ocorrendo geralmente junto à vacinação contra a febre aftosa, que também costumava ser semestral. 

“Reforçamos aos produtores rurais que nos procurem ou nos recebam em suas propriedades para realizar essa declaração. Lembrando que essa declaração está substituindo a campanha de vacinação contra a febre aftosa e o Idiarn colocou recentemente como obrigatória”, destacou.

O Rio Grande do Norte alcançou um novo status sanitário, em que o Ministério da Agricultura e Pecuária reconheceu o RN como “Livre da Aftosa sem Vacinação”. A última campanha de vacinação contra a febre aftosa no RN ocorreu em abril deste ano.

Anterior Próximo