segunda-feira - 06/03/2023

Prefeitura de Mossoró abre atividades do Programa Saúde na Escola 2023

Por: Thiago Braga

Na sexta-feira (3), a Prefeitura de Mossoró realizou a abertura do ciclo 2023-2024 do Programa Saúde na Escola (PSE). O programa visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população.

O evento de abertura do novo ciclo do programa foi realizado no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Na ocasião, a coordenação do PSE em Mossoró apresentou as ações que serão desenvolvidas ao longo deste ano.

“O evento foi muito produtivo devido a união dos profissionais que desenvolvem o programa. É muito importante a construção dessa ponte entre educação e saúde. Nós repassamos o cronograma das ações que irão começar em abril com Alimentação Saudável e Saúde Bucal”, elencou Aline Oliveira, coordenadora do PSE no município.

Na abertura do PSE ciclo 2023-2024, estiveram presentes diretores e articuladores do programa, nos âmbitos do Estado e Município, e ainda, gestores, enfermeiros e articuladores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Educação (SME), 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC).

“Nós trabalhamos com ações nas escolas municipais e estaduais desenvolvendo uma programação unindo saúde e educação. Trabalhamos vários aspectos nas escolas como a vacinação, verificando o cartão de vacina; orientações de nutrição e várias outras atividades”, pontuou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.

O PSE busca contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, no enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.