terça-feira - 02/03/2021

Prefeitura concluirá obras do Canal do Santa Helena e anuncia ampliação da pavimentação das ruas do entorno

Por: Italo Bruno

As obras do Canal do Santa Helena foram vistoriadas pela Prefeitura de Mossoró, na tarde desta terça-feira (2). O prefeito Allyson Bezerra e as equipes da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB) percorreram o trecho do canal e ouviram as reivindicações dos moradores. Durante a vistoria, a prefeitura anunciou que ampliará o número ruas que serão pavimentadas no entorno do canal.

Os serviços de construção do Canal do Santa Helena inicia da avenida Rio Branco e segue até rua Tab. Aoem Menescal. O trecho é um dos pontos críticos durante período chuvoso. A auxiliar de serviços gerais Sandra dos Santos, há 10 anos reside na rua Maria Auxiliadora Bezerra Cavalcante e convive com problemas durante as chuvas. Ela comemorou confirmação que as obras serão concluídas e que o problema de drenagem na via onde mora será solucionado.

“Ave Maria estou muito feliz porque faz muito tempo que moro nesse setor, nesse bairro e, todo ano é esse mesmo problema. Quando chovia aqui entrava água nas casas da gente, principalmente na minha. Parabéns para serviço dele e em fé em Deus que esse serviço vai terminar. O prefeito prometeu solucionar esse problema e se Deus quiser vai solucionar”, disse Sandra dos Santos.

Moradora Sandra dos Santos levou ao prefeito problema antigo que tem impactado nas vidas das pessoas que residem na área (Foto: Allan Phablo/PMM)

A dona de casa Maria Magnólia reside nas imediações do canal há dez anos e também convive com problemas da falta de escoamento das águas das chuvas. “Minha casa enche d’água, entra pela porta da cozinha e sai pela da frente. Eu com quatro crianças dentro de casa e enchendo d’água. Quando chove aqui enche tudo d’água. Agora vai ficar bom, se Deus quiser quando for solucionado esse problema vai melhorar muito para nós”, comentou a moradora.

Maria Magnólia relatou as dificuldades durante as chuvas e comemorou a previsão da conclusão das obras do Canal do Santa Helena (Foto: Allan Phablo/PMM)

Os relatos dos moradores foram ouvidos pelas equipes da Prefeitura de Mossoró e com base nas informações coletadas irão solucionar problemas na área de entorno do canal enquanto as obras são executadas. O prefeito Allyson Bezerra assegurou que ainda em 2020 as obras serão concluídas.

“Esse ano com certeza vamos está concluindo essa obra aqui no Santa Helena. É uma área que historicamente sofreu com os alagamentos e boa parte dessa região sofre com os alagamentos. Esse canal, na verdade, vai dar uma condição melhor a população. A gente vai fazer um trabalho também para dar segurança aos moradores, principalmente crianças que terão a oportunidade de ficar ao lado do canal, tendo em vista que vamos fazer todo o calçamento também. Nesse período chuvoso não podemos fazer parte dessa obra porque são partes de concreto que necessitam da cura. O concreto é um material que necessita ser curado. Nesse período chuvoso acaba não sendo possível, mas obra em si segue em ritmo acelerado para que a gente venha se Deus quiser logo logo em breve entregar essa obra para a população do Santo Antônio”, afirmou o prefeito.

O secretário da SEIMURB, Brenno Queiroga, explicou que o período chuvoso atrapalha a realização da parte estruturante das obras, mas a previsão é que em seis meses os serviços sejam finalizados. Além da conclusão do canal, a meta é ampliar número de ruas que serão pavimentadas no entorno. A SEIMURB também planeja que a empresa responsável pelas obras do Saneamento Integrado retome os serviços no Santa Helena, garantindo saneamento básico para população da comunidade.

“Nossa obra hoje está com cerca de 70% de execução. Vamos ampliar a meta, que é uma determinação do nosso prefeito. Existia um perspectiva de pavimentar uma quantidade de ruas aqui e estamos aumentando a quantidade de ruas que serão pavimentadas. Na nossa perspectiva vai dar para pavimentar todo o entono do Canal do Santa Helena, que é um resultado muito importante. Aqui não não tem só a obra do Santa Helena, existe outro contrato que é o Saneamento Integrado que está em execução. A gente tem escutado as queixas da população, estamos mapeando esse contrato para poder retomar esse contrato trabalhoso e muito antigo de Mossoró, mas que já fizemos um planejamento e vamos provocar esse empresa para que retome o contrato e conclua também”, ressaltou Brenno Queiroga.

Além da construção do Canal do Santa Helena, prefeitura irá pavimentar ruas do entorno e cobrará retomada das obras do Saneamento Integrado (Foto: Allan Phablo/PMM)