quinta-feira - 27/06/2024

Prefeitura conclui vistoria trabalho de vistoria de plantio e colheita do Programa Garantia Safra 2023/2024

Por: Edinaldo Moreno

Trabalho iniciou em 11 de junho e foi finalizado no dia 24. Foto: Divulgação/PMM Trabalho iniciou em 11 de junho e foi finalizado no dia 24. Foto: Divulgação/PMM

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), concluiu o trabalho de vistoria de plantio e colheita do Programa Garantia Safra 2023/2024. A equipe da Seadru visitou 32 famílias de 21 comunidades rurais no município.

A atividade começou no dia 11 de junho e finalizou no último dia 24. Edimar Teixeira, técnico responsável pela vistoria de plantio e colheita, explica o resultado do levantamento realizado nas comunidades visitadas no período do trabalho de vistoria.

“No geral, as famílias plantaram milho e feijão, que são as principais culturas de sequeiro plantadas no município de Mossoró, além de plantio de algodão agroecológico. As perdas foram acima de 50% das culturas, principalmente por excesso de chuvas. Houve casos também de falta de chuva porque tivemos no mês de maio poucas chuvas. As chuvas se concentraram no município em março e abril”.

Edimar Teixeira destaca que esses laudos foram enviados ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). “Agora é aguardar para observar se essas famílias vão ter acesso ao seguro safra, que é o valor de R$ 1.200”, frisou o técnico responsável.

O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) para os agricultores que vivem no Nordeste do Brasil e no norte dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo – área de atuação da SUDENE, majoritariamente semiárida que sofre perda sistemática de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas.

Para aderir ao programa, a família deverá ter renda bruta familiar mensal de até 1,5 salário mínimo, excluídos os benefícios previdenciários rurais e plantar entre 0,6 e 5,0 hectares das culturas: arroz, feijão, mandioca, milho e/ou algodão.

O programa objetiva garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos à perda de safra, com apoio de R$ 1.200,00 caso aconteça a perda das lavouras, por excesso ou falta de chuvas, como aconteceu com a safra passada (2022/2023), onde a produção não foi satisfatória por falta de chuvas.