segunda-feira - 24/07/2023

Prefeitura capacita agentes para ocorrências de trânsito

Por: Italo Bruno

A Prefeitura de Mossoró iniciou nesta segunda-feira (24) capacitação dos agentes de trânsito com treinamentos de abordagens primárias pré-hospitalar, primeiros socorros e suporte básico de vida. O objetivo é preparar os agentes para lidar com as situações de emergências em ocorrências de trânsito com ou sem vítima. A capacitação acontece no auditório da seccional da OAB em Mossoró e segue até esta terça-feira (25).

Recentemente, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) ampliou as competências dos agentes de trânsito municipais, que antes atendiam apenas ocorrências sem vítimas. Agora, os agentes estarão habilitados para lidar com qualquer sinistro de trânsito no âmbito local. Com isso, a capacitação se torna ainda mais necessária, a fim de prestar um atendimento rápido e eficaz.

“Depois das nossas competências serem ampliadas, fazendo com que o agente também seja o responsável por atender os acidentes de trânsito com vítimas, é de extrema importância essa capacitação. O agente chegou ao local, o que ele deve fazer? Como proceder? Cada acidente de trânsito tem uma vítima com características específicas e temos que estar prontos, mas para que estejamos prontos, precisamos estar nos qualificando. Portanto, nós trouxemos aqui hoje os melhores profissionais da cidade, e assim ofertar o melhor serviço à população mossoroense”, frisou o diretor de Mobilidade Urbana do município, Luís Correia.

O treinamento realizado pela Prefeitura de Mossoró é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (Sesdem), em parceria com o Centro de Treinamento em Urgência e Emergência (Curem) e o IMAPH - Instituto Mossoroense de Atendimento Pré Hospitalar. O curso conta com aulas teóricas e práticas, a fim de preparar o agente para garantir a segurança dos envolvidos, a fluidez do tráfego e a minimização dos impactos.

Hoje, eles (os agentes de trânsito) chegam em um determinado acidente como a abordagem primária dessas vítimas. Então, cada minuto hoje vai fazer a diferença na vida daquela pessoa que estará envolvida no acidente. E aqui nós estamos qualificando esses profissionais para dar uma maior eficiência de atendimento, fazendo a vítima ter uma chance maior de não ter dano nenhum por conta do acidente. Como a primeira abordagem deve ser pelo agente de trânsito, é imprescindível que esse agente esteja capacitado”, ressaltou o coordenador do Curem, Tardely Farias.

Além das técnicas de Primeiros Socorros e Atendimento Emergencial, foram abordados temas como Gerenciamento de Cenas de Acidente, Comunicação Efetiva e simulações em exercícios práticos. Atividades que permitirão aos agentes o aprimoramento das suas habilidades em ambientes que enfrentarão situações semelhantes que possam encontrar, reforçando a eficiência na resolução de sinistro.

O agente de trânsito Marcos Pereira enalteceu a ação: “É de suma importância nos capacitar para uma ocorrência com ou sem vítima, de forma ainda mais adequada para atendimentos prévios, seja de saúde, mobilização, entre outros, e isso sem dúvidas é essencial”, disse.