quarta-feira - 03/03/2021

Prefeitura anuncia que vai equipar SAMU durante homenagem aos 16 anos de atuação em Mossoró

Por: Italo Bruno

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) comemorou 16 anos de atuação em Mossoró, nesta quarta-feira (3). O prefeito Allyson Bezerra visitou a base do SAMU para ouvir os profissionais de saúde e demais integrantes das equipes. A Prefeitura de Mossoró vai equipar o SAMU e realizar melhorias na estrutura da base.

“Conversamos com toda equipe, parabenizando pelo trabalho nesses 16 anos do SAMU na cidade de Mossoró. Estamos com SAMU aqui realizando um trabalho importantíssimo que é esse transporte de paciente justamente no momento mais crítico da saúde da história do nosso país, que é durante a pandemia. Viemos destinar nosso apoio e buscar melhorias para que o SAMU da cidade de Mossoró possa a cada dia atender a necessidade da nossa população”, destacou o prefeito.

O prefeito ressaltou que o SAMU foi tema também da reunião que teve com a governador do estado Fátima Bezerra, na tarde desta quarta-feira. Ele pediu apoio financeiro do governo estadual para melhorias no SAMU, que atualmente em Mossoró é custeado com recursos do município.

“Em outros tempos o SAMU já recebeu aporte do governo estadual. Outros municípios e outros estados também recebem aporte do governo estadual. Aqui não, aqui o SAMU é bancado exclusivamente com recursos do município de Mossoró. O diretor na gestão passada tinha solicitado uma emenda quando eu era deputado estadual e eu tinha mandado uma emenda aqui para o SAMU. A gestão passada não deu a emenda e foi perdido o valor do recurso que dava para equipar. Agora vamos buscar equipar tanto com recursos que vão vir das minhas emendas parlamentares enquanto deputado estadual, mas agora com recurso próprio município”, disse Allyson Bezerra.

O prefeito acompanhado da secretária de Saúde, Morgana Dantas, conversou com profissionais e verificou as condições estruturais da base do SAMU, além dos equipamentos. O diretor do SAMU Mossoró, Antônio Gomes, apresentou a prefeitura necessidade de manutenção preventiva das ambulâncias, equipamentos e estrutura física.

“A gente está solicitando a manutenção preventiva da estrutura física do SAMU e das viaturas, evitando que pare para poder consertar. A gente quer fazer um trabalho preventivo de modo que a frota fique operante 24h, sete dias por semana, para que possamos dar um melhor atendimento a população”, explicou o diretor Antônio Gomes.

O SAMU começou a operar em Mossoró no dia 3 de março de 2005. O Serviço Móvel foi implantado com duas ambulâncias, sendo uma de suporte básico e outra avançado. Atualmente, o SAMU tem seis ambulâncias.

SAMU Mossoró completou 16 anos de atuação na assistência a população da cidade (Foto: Allan Phablo/PMM)