terça-feira - 12/12/2017

Prefeita Rosalba recebe diretoria da Caern e fecha parceria para conclusão do saneamento básico

A prefeita Rosalba Ciarlini recebeu, na manhã de hoje, no Palácio da Resistência, a diretoria da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), incluindo o seu presidente, Marcelo Toscano, e o gerente regional de Mossoró, Márcio Bruno. Na oportunidade, a prefeita cobrou melhorias nos serviços executados pela Caern, incluindo abastecimento de água e recuperação de buracos deixados após realização de obras, e fechou parceria com a empresa para conclusão do saneamento básico de Mossoró. De acordo com o cronograma definido pela Prefeitura de Mossoró e a Caern, os bairros Lagoa do Mato, Alto do Xerém e Abolição 3 já contarão com saneamento pronto no próximo mês de janeiro, o Belo Horizonte em março e o Abolição 4 em abril. “Essa parceria é uma grande conquista para Mossoró. O funcionamento do saneamento básico nesses bairros depende de alguns procedimentos que serão executados a partir dessa união entre o Município e a Caern. É dessa forma que se administra em um momento de crise como esse, buscando parcerias e dando as mãos para o bem do povo de Mossoró”, ressaltou a prefeita Rosalba Ciarlini. Abastecimento – Rosalba também cobrou ações da Caern para melhorar o abastecimento de água em Mossoró. Marcelo Toscano informou que a empresa perfurou dois poços, um com recursos próprios e outro em parceria com a iniciativa privada, que entrarão em operação nos primeiros meses de 2018. O presidente da Caern também adiantou o início de uma obra na próxima segunda-feira (18) para construção de uma adutora de 7 km. "Essa adutora tem o objetivo de assegurar o abastecimento de Mossoró mesmo quando a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves chegar ao seu ponto morto”, destacou Marcelo Toscano. O Sistema Adutor Jerônimo Rosado, que traz água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves para Mossoró, é responsável por 30% do abastecimento da cidade. Outros investimentos para Mossoró anunciados foram a aquisição de 25 novas bombas submersas e a captação de água em poços perfurados no Sítio Carrasco, no Município de Apodi, através da Adutora do Alto Oeste, que se encontra com obras paralisadas e com processo de destrato da empresa contratada. De acordo com cronograma fornecido pela Caern, a captação será iniciada num prazo de 30 dias. Recuperação de vias– A prefeita também levou à diretoria da Caern o problema dos buracos deixados pelas vias da cidade após a execução de obras pela empresa, uma reclamação corriqueira dos mossoroenses, e cobrou mais eficiência na resolução dessa demanda. Nesse caso, o gerente regional da Caern, Márcio Bruno, explicou que a empresa ficou sem contrato com empresa terceirizada para execução desse tipo de serviço de fevereiro até março, “o que gerou um acúmulo de serviço”, reconheceu. No entanto, segundo Márcio Bruno, o contrato já está em andamento os buracos estão sendo tapados. Rosalba avaliou que a reunião foi muito importante “para aproximar a Prefeitura de Mossoró de uma empresa que presta serviço essencial aos mossoroenses” e para que as cobranças do Município, “que são cobranças do povo de Mossoró”, pudessem ser feitas e a Caern apresentar suas justificativas e planos para Mossoró. A reunião contou com a participação da vice-prefeita Nayara Gadelha, da secretária municipal de Comunicação Social, Aglair Abreu, do engenheiro civil do município e ex-presidente da Caern, Yuri Tasso, e dos seguintes diretores da Caern: Maria Helena Bezerra Cortez (Comercial e de Atendimento), Maria Geny Formiga (Operações e Manutenção), João Alberto Dantas da Costa (Planejamento e Finanças), Anton Carlos Gondim Safieh (Regional Oeste) e Allyson Dionisio (Obras de Mossoró).