sábado - 14/03/2020

Prefeita Rosalba participa de discussão sobre medidas de prevenção e combate ao coronavírus

A prefeita Rosalba Ciarlini participou ativamente no fim da manhã deste sábado (14) de mais uma reunião sobre medidas de prevenção e controle ao novo coronavírus em Mossoró. A cidade não registra nenhum caso da doença, mas mesmo assim segue atenta e tomando todas as medidas possíveis para evitar qualquer possível transmissão da doença. A reunião ocorreu na sede do SAMU, reunindo profissionais médicos e enfermeiros das UPAS, UBSs e SAMU; coordenadores da Atenção Básicas e Especializada; Vigilância em Saúde e outros servidores.

“Mossoró ainda não tem nenhum caso confirmado do novo coronavírus, mas não é por não ter um caso confirmado que a gente vai ficar de braços cruzados. Nós estamos tomando todas as medidas necessárias, seguindo todo o protocolo determinado pela Organização Mundial da Saúde para que nós possamos fazer as barreiras necessárias e resistir à entrada do coronavírus na nossa cidade.”, afirmou a prefeita Rosalba Ciarlini para uma sala lotada de profissionais da área médica neste sábado.

Rosalba ainda reforçou sobre a responsabilidade social de cada profissional em atender bem, informar e tranquilizar o mossoroense em relação ao Covid-19. “São servidores de toda Secretaria de Saúde que vão ter uma responsabilidade muito grande de estarem a frente de seus órgãos levando mais e mais informações para os nossos profissionais, que inclusive foram treinados para saber orientar a população das medidas preventivas, mas também aos nossos irmãos mossoroenses.”, destacou Rosalba, agradecendo ainda aos profissionais por terem atendido o pedido da Prefeitura e estarem trabalhando no sábado.

A secretária de Saúde, Saudade Azevedo, explicou sobre a importância de estar realizando frequentes reuniões desse tipo para que os servidores estejam atualizados em como seguir todo o protocolo da OMS em uma possível ocorrência de coronavírus em Mossoró. Também falou que o Plano de Contingência Municipal contra o Coronavírus está pronto.

“A gente reforça os protocolos e o fluxo aos nossos servidores e assim a gente se fortalece para que possa ter um tempo resposta mínimo entre a consulta do médico, a coleta dos exames e o isolamento domiciliar ou não. Vamos continuar capacitando nossos servidores. Capacitamos as UPAS, estamos capacitando a Atenção Básica, mas ainda é preciso disseminar mais informações entre os servidores. É preciso que a gente fique alerta, por isso vamos continuar diuturnamente capacitando nossos servidores.”, pontuou Saudade Azevedo.