sexta-feira - 18/10/2019

Prefeita prestigia evento marcado por resgate histórico de Campanhas Memoráveis

A prefeita Rosalba Ciarlini participou na noite da quinta-feira, 17, do evento promovido pela Escola Jurídica Eleitoral, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), realizado no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, em Mossoró.

O Presidente do TRE RN, Desembargador Glauber Antônio Nunes Rêgo,  afirma que a mesa redonda “Campanhas Memoráveis”, mediada pelo professor David Leite, servidor do TRE-RN, teve como objetivo fazer o resgate da memória política da sociedade mossoroense.

O resgate histórico se deu através dos depoimentos de lideranças políticas e personagens que participaram e/ou participam do cenário político da segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. Entre os integrantes da mesa estavam o ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado, o ex-vereador e ex-deputado estadual Manoel Mário de Oliveira, economista e ex-vereador Elviro Rebouças e da ex-candidata a vice-prefeita Rose Cantídio, que foi uma das “senadoras” do aluizismo.

Para a Prefeita Rosalba Ciarlini esta é uma iniciativa de grande importância. “Tivemos a oportunidade de conhecer a experiência de políticos, não apenas aqueles que tiveram mandatos, mas também políticos no sentido da palavra, que estiveram nas campanhas, participando, influenciando, ajudando, que vão trazer um pouco da história política de Mossoró, das campanhas memoráveis da nossa cidade, que começaram desde a década de 1940, com a campanha do prefeito Dix-sept Rosado, que depois foi governador, e teve também a Campanha da Esperança de Aluísio Alves, a presença de Dix-huit Rosado, e agora mais recentemente, a campanha da Rosa e de outros símbolos de nossa cidade. Então vamos ter a experiência do ex-deputado Carlos Augusto, que foi presidente da Assembléia, que teve sua vida toda, sua trajetória ligada a história política da cidade”.

Uma das curiosidades das campanhas relembradas pelo ex-deputado Carlos Augusto Rosado é que Chico Anysio foi o marqueteiro da campanha do seu pai, Jerônimo Dix-sept Rosado Maia,  para o governo do RN, no ano de 1950.