segunda-feira - 30/03/2020

Prefeita pede à governadora agilidade na implantação dos novos leitos de UTI

Em reunião hoje, 30, com a governadora Fátima Bezerra, a prefeita Rosalba Ciarlini voltou a pedir agilidade na liberação dos novos leitos de UTI para Mossoró. A iniciativa pretende ampliar a assistência à população nos hospitais da cidade.

“Durante a reunião, a governadora informou que a direção do Hospital Regional Tarcísio Maia assegurou que os 20 novos leitos de UTI estarão funcionando até o final da semana”, explica a prefeita. Além disso, está sendo feita a negociação para contratação de mais 20 leitos em hospital particular. O número será ampliado com a contratação de 10 leitos na APAMIM.

“Além destes, discutimos ainda a proposta de montar no antigo Hospital da Polícia 25 leitos de retaguarda”, cita, destacando que essa é uma luta que vinha sendo tratada em outras reuniões.

O Hospital Rafael Fernandes, que é referência para doenças infectocontagiosas na região Oeste, também pode receber 18 novos leitos de UTI.

“É importante destacar que além desses mais imediatos há ainda a discussão para mais 40 leitos de enfermaria na APAMIM e mais 30 no Hospital São Luiz”, informa Rosalba.

LEITOS NA UPA - Na ocasião, a prefeita apresentou um dos pontos do projeto de enfrentamento ao coronavírus que constava da ampliação do serviço da UPA do Belo Horizonte, com 20 leitos para pacientes que precisariam ficar em observação. “Desafogando assim os hospitais para casos que não estão graves, mas que precisam de cuidados”, explica Rosalba Ciarlini. Além da estrutura, o Município disponibilizaria ambulâncias do SAMU para que os pacientes sejam deslocados para a unidade. “O que vocês puderem nos auxiliar. O pessoal nós temos, estamos capacitando pra isso. Queremos montar uma unidade de campanha na UPA”, ressalta. Sobre a proposta da UPA apresentada pela prefeita, a SESAP informou sobre a possibilidade de pactuar 10 leitos de estabilização, com respiradores, para casos de pacientes que precisam desse cuidado.