terça-feira - 24/06/2025
População pode participar da construção do Plano Plurianual através do site "Mossoró Participativa"
O Plano Plurianual (PPA) é o instrumento de planejamento que organiza todas as ações que o município pretende executar nos próximos quatro anos. O formulário está disponível até 30 de junho.
Por: Larissa Maciel

A Prefeitura de Mossoró lançou no início do mês de junho o site “Mossoró Participativa”, uma nova ferramenta que permite a participação do cidadão mossoroense na construção de prioridades do Governo quanto ao Plano Plurianual - PPA, de 2026 a 2029.
O Plano Plurianual (PPA) é o instrumento de planejamento que organiza todas as ações que o município pretende executar nos próximos quatro anos.
Através da nova plataforma, a população poderá apresentar ideias e sugestões para novas ações em áreas prioritárias e ainda acompanhar como a sua demanda está no processo de planejamento das políticas públicas. Basta acessar o link https://participativa.mossoro.rn.gov.br/ e preencher o questionário de participação popular. O formulário está disponível até 30 de junho.
"O site é uma ferramenta fundamental no processo de elaboração do nosso plano plurianual 2026 a 2029 e da Lei Orçamentária Anual - LOA. O site foi desenvolvido para aproximar a população do planejamento público municipal, permitindo que qualquer cidadão ou cidadã participe ativamente, indicando o que considera prioridade para os próximos quatro anos. Saúde, educação, segurança, cultura, infraestrutura, tudo pode ser sugerido de forma simples e acessível. E nós precisamos divulgar essa ferramenta, traduzir a proposta para uma linguagem acessível, estimular a participação popular, porque quanto mais pessoas se sentirem convocadas e compreendidas, mais forte e legítimo será o nosso PPA e nossa LOA 2026. Também é bom pensar que a participação social não é só uma etapa simbólica. Ela ajuda a definir ações concretas que vão impactar a vida das pessoas nos próximos quatro anos. E quanto mais gente participar, mais real e conectado com as necessidades da população será o nosso planejamento orçamentário", explicou a secretária de Finanças, Tatiane Paula.