sexta-feira - 01/10/2021

Plantão Social em Ação realizou mais de 200 atendimentos nos CRASs e na zona rural

Por: Edinaldo Moreno

A descentralização dos serviços do Plantão Social, equipamento ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ), resultou em 204 atendimentos. A ação ocorre desde julho e é realizada em conjunto com o Cadastro Único (CadÚnico).

Os serviços oferecidos nos Centros de Referência da Assistência Social (CRASs) e na zona rural de Mossoró são emissão da 2ª via de certidões de nascimento, casamento, divórcio e óbito, passe livre para pessoa com deficiência, Carteira de Idoso e encaminhamento para casamento civil.

Deste total, grande parte dos atendimentos é em relação à emissão de segunda via de documentos pessoais. Ao todo, já foram encaminhados 142 pedidos. Segundo levantamento do órgão, foram 9 encaminhamentos em julho, 85 em agosto e 48 em setembro.

A descentralização dos serviços emitiu ainda quatro ordens para passe livre para pessoa com deficiência, sendo três deles em agosto e um em setembro. O Plantão Social em Ação emitiu ainda 52 carteiras de idoso. Foram 8 em julho, 20 em agosto e 24 em setembro. Houve ainda 6 encaminhamentos para casamento civil. Todos no mês de setembro.

“A descentralização dos serviços do Plantão Social é de suma importância para os usuários que moram na zona rural e bairros distantes do centro da cidade, onde fica situado esse equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude da Prefeitura de Mossoró. Em comunicação com a nossa rede de atendimento e avaliação das demandas oriundas de cada equipamento, foi entendido que o serviço precisava chegar à população e assim estamos executando da melhor forma possível”, destacou a coordenadora do Plantão Social, Sihrley Maclaine.

A coordenação do Plantão Social realizou levantamento e identificou as demandas oriundas de cada setorização. Shirley Maclaine ressalta a descentralização dos serviços para chegar até ao usuário do órgão.

“O Plantão Social sabendo da dificuldade do nosso usuário para chegar até o centro da cidade de Mossoró, que é onde fica localizado o nosso equipamento, fizemos um levantamento junto à Proteção Básica da Assistência Social da Secretaria de Desenvolvimento Social para levantar as demandas oriundas de cada setorização e entendemos que o nosso usuário que está lá na zona rural ou nos bairros mais distantes do centro da cidade precisa de uma atenção qualificada, precisa que nosso serviço chegue até ele. Então, descentralizamos os nossos serviços”, frisou.

Plantão Social em Ação.

- Encaminhamento de 2ª via de certidões de nascimento, casamento, divórcio e óbito

JULHO - Sítio Nova Esperança - 9 encaminhamentos

AGOSTO - Maísa, Abolição IV, Sítio Paulo Freire, Piquiri, Bom Pastor, Sítio Mulungunzinho, Fazenda São João e Costa e Silva - 85 encaminhamentos