sexta-feira - 01/10/2021

Descentralização do Cadastro Único atendeu mais de 1,3 mil famílias

Por: Edinaldo Moreno

A descentralização dos serviços do Cadastro Único (CadÚnico) atendeu entre julho e setembro 1.327 famílias. A atividade que levou os serviços do órgão ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ) iniciou no dia 5 de julho. Os dados são referentes até o último dia 27 do mês passado.

A coordenadora do CadÚnico, Márcia Lima, destaca a importância da família em sempre ter o cadastro no órgão atualizado. Ela explica que o cadastro desatualizado acarreta exclusão ou bloqueio de benefícios.

“A importância de manter o Cadastro Único atualizado é devido ao bloqueio do benefício de transferência de renda, conhecido como Bolsa Família. A falta de atualização faz com que o governo exclua o CadÚnico do sistema ou então bloqueie esse benefício”.

Márcia Lima também enfatiza que o cadastro deve ser atualizado a cada dois anos. “Essa atualização acontece de dois em dois anos e sempre que a família atualizar esse cadastro é necessário também a atualização de outros programas, como o Baixa Renda da Cosern que precisa ser atualizado. Ele não ocorre automaticamente”, disse a coordenadora.