quarta-feira - 11/10/2023

Pessoas com Deficiência Física comemoram direitos reconhecidos e conquistados em Mossoró

Por: Solange Santos

Nesta quarta-feira (11), em que se comemora o “Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física”, a Prefeitura de Mossoró se alegra com diversas ações que conseguiu realizar este ano em prol dos deficientes locais. Ações que contaram com parcerias importantes e o trabalho de toda uma equipe envolvida na causa.

Mossoró se tornou uma cidade mais inclusiva com a criação da Coordenação de Políticas para Pessoas com Deficiência, nomeando a mestra em educação e pessoa com deficiência Camila Moraes.

“Estar nesse momento construindo e colaborando com a política inclusiva de Mossoró me faz sentir um enorme prazer, principalmente porque sou uma pessoa com deficiência. Saber que posso colaborar com a minha cidade, que tanto me orgulha de ser mossoroense, me faz reacender e me motiva cada vez mais a continuar buscando estratégias para garantir uma vida digna para todos”, enfatizou.

A Prefeitura também promoveu diálogos, fortalecendo o vínculo com instituições que representam as Pessoas com Deficiência de Mossoró, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação de Surdos de Mossoró e Região (ASMOR) e a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Mossoró (AMOR). Também realizou entrega de carteiras acessíveis para alunos com deficiência da Rede Municipal de Ensino e contratação de intérpretes de libras para atuarem nas escolas do município.

No último "Mossoró Cidade Junina" (MCJ), a inclusão entrou para a história da cidade como o Front da Inclusão, camarote da acessibilidade no “Pingo da Mei Dia" e no "Boca da Noite”, apoio à quadrilha junina “Inclusão com Paixão”, campanha “São João sem Rojão”, proibindo a soltura de fogos ruidosos, abafadores para autistas e para pessoas com sensibilidade auditiva poderem participar dos eventos e as pranchas de comunicação alternativa que possibilitou uma melhor comunicação. As ações que foram realizadas durante o MCJ 2023, se estendeu a outros eventos com o “Sal & Luz", Freira do Bode e Auto da Liberdade.

“Avalio positivamente as ações realizadas pela Prefeitura de Mossoró, como o Front da Inclusão que nos permitiu participar dos shows com mais segurança., a praia para todos é outro ponto maravilhoso. Parabenizamos a Prefeitura por cada ação que está acontecendo em prol dos deficientes do município. Nós merecemos e precisamos”, declarou a professora Martha Maia.

“Foi feito muita coisa que não tinha nas outras gestões. Muita coisa mesmo, como o intérprete de libras, o Front, o espaço que tivemos no 'Pingo da Mei Dia' e no 'Boca da Noite' e várias ações que a Prefeitura está nos apoiando. Eu não tenho nem palavras para dizer como eu me sinto dançando quadrilha, faz toda diferença na minha vida”, ressaltou a colaboradora do Fórum de Mulheres com Deficiência de Mossoró, Maria Francisca Alves.

“Esse ano de 2023 foi muito importante, tivemos muitas discussões relacionadas a pessoa com deficiência, várias reuniões para melhorar cada vez mais a acessibilidade. Participamos de eventos culturais da cidade e eu, como pessoa com deficiência e os demais também ficamos gratos com cada melhoria que temos vivenciado. Vem muitas pessoas de todos os lugares, tanto de Mossoró e regiões, e notaram a grande diferença que aconteceu este ano com relação a acessibilidade aqui no município”, concluiu Yáscara Samara, membro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

A Prefeitura de Mossoró parabeniza todas as pessoas com deficiência física pelo seu dia e reafirma o compromisso de continuar o trabalho que já vem sendo realizado no município